350 mil se inscrevem para 1º simulado do Enem feito pelo MEC.

Prova faz parte da plataforma do MEC chamada ‘Hora do Enem’. Alunos que não participarem não terão prejuízo na nota da prova oficial.

 

Trezentos e cinquenta mil estudantes que concluirão o ensino médio neste ano se inscreveram para fazer neste sábado (30) o primeiro simulado online do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O teste é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da plataforma de estudos Hora do Enem (horadoenem.mec.gov.br).

Os alunos terão 4 horas para resolver o teste, composto por 80 itens, com a mesma metodologia seguida na elaboração do Enem. A prova poderá ser acessada até 20h deste sábado. Até 12h, mais de 90 mil usuários tinham concluído a prova.

Aqueles participantes que não têm acesso à internet tiveram até o último dia 20 para solicitar um local de prova – universidades, institutos federais, instituições particulares e comunitárias e escolas estaduais. Foram oferecidos 120 mil pontos de internet em todo o país.

Próximos simulados

Os demais simulados da Hora do Enem serão realizados em 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro. De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a vantagem de fazer os testes é que o aluno poderá ter noção de seu desempenho, já que os pontos são calculados com base no mesmo critério do Enem – a metodologia Teoria de Resposta ao Item “TRI”.

Ele reforça que aqueles alunos que não fizerem o simulado não terão desvantagem em relação aos demais. “Não há nenhuma relação entre o banco de itens do Enem e o banco do simulado”, diz.

Mercadante também afirmou, durante uma coletiva de imprensa no início de abril, que o MEC tentará introduzir a prova de redação aos simulados. Mas ainda não há prazo para que isso ocorra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *