Após um longo processo de avaliação que envolveu mais de 450 escolas, o Centro de Ensino Médio Bom Jesus, de Gurupi, foi selecionado como destaque no Estado no Prêmio Gestão Escolar (PGE). A seleção da unidade educacional foi feita na tarde desta quarta-feira, (04), pelo secretário Adão Francisco de Oliveira, durante reunião realizada na sede da Seduc. Com isso, o CEM Bom Jesus passa a representar o Tocantins na Iniciativa Educadores do Brasil, premiação conjunta entre Ministério da Educação (MEC) e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
De acordo com o secretário Adão Francisco, a iniciativa federal é uma forma de valorizar o esforço realizado pelas escolas públicas no intuito de fortalecer o sistema ensino-aprendizado. Para o gestor, a participação das unidades educacionais tocantinenses no Prêmio Gestão Escolar e no Prêmio Escola Comunitária (premiação estadual) foi positiva sob o ponto de vista de iniciativas inovadoras e positivas dentro e fora de sala de aula.
“A partir do momento em que existe um esforço extra que garante a permanência dos alunos na escola e oferece alternativas que tornem a educação algo mais atraente, as escolas contribuem para a implantação de uma educação integral e humanizada, que é o que o Governo do Estado tem preconizado ao longo de todo este ano de 2015”, destacou.
No total, 457 escolas de todo o Tocantins se inscreveram no Prêmio Gestão Escolar e no Escola Comunitária. Passadas as fases de avaliação pelos comitês regionais e, por último, pelo comitê estadual, 34 unidades educacionais foram selecionadas para receberem visitas in loco dos avaliadores. “Durante as visitas, nós tivermos a oportunidade de visualizar a rotina da escola, de dialogar com todos os segmentos daquela escola que estava sendo observada”, destacou Luciene Alves, coordenadora do Prêmio Gestão Escolar no Tocantins.
Educadores do Brasil
A Iniciativa Educadores do Brasil é uma ação com foco na meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE), que trata da valorização dos profissionais do magistério das redes públicas de educação básica, e também na redefinição do papel do diretor a partir da disseminação de boas práticas de gestão entre todas as escolas do Brasil.
Educadores do Brasil une o Prêmio Gestão Escolar (PGE), que reconhece boas práticas realizadas pelas escolas públicas brasileiras, e o Prêmio Professores do Brasil, voltado para a figura do educador que desenvolve maneiras diferenciadas de educar. Além disso, em 2015, o Governo do Tocantins está realizando uma premiação própria, chamada Prêmio Escola Comunitária, para valorizar ações e atividades que fortaleçam o sistema de ensino e aprendizagem no mais novo Estado da Nação.