Encerrou-se no último dia 31 de Dezembro o prazo para a vacinação contra brucelose, em bezerras bovinas e bubalinas, de 3 a 8 meses de idade. Com isso, o produtor Rural terá até o dia 10 de Janeiro de 2016 para declarar a vacina junto a ADAPEC ( Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins,) no escritório do órgão onde realizam a movimentação do rebanho.
O produtor que deixar de vacinar o seu rebanho, pagará uma multa de R$ 5,32 por cada cabeça ou R$ 127,69 pela não declaração, sem falar da ficha de movimentação do rebanho que fica broqueada para emissão de Guia de Trânsito Animal ( GTA), até a regularização.
O Tocantins tem um controle rigoroso nesse sentido, talvez seja esse motivo o grande sucesso dos resultados. No primeiro semestre de 2015 foram vacinadas 405.025 bezerras bovinas, atingindo a marca de 93,59% de índice vacinal. Já as bubalinas, das 523 em idade vacinal, 426 foram vacinadas. Com esses números o Tocantins tem alcançados nos últimos anos índices de cobertura vacinal acima dos atingidos pelos outros estados da federação.