Com a presença do arcebispo de Palmas, dom Pedro Brito Guimarães, foi lançada ontem, a Campanha da Fraternidade 2016, com o tema Casa comum, nossa responsabilidade. A campanha visa conscientizar não só os fiéis, mas toda a população, para os problemas ambientais e a necessidade de preservação. Na mesma ocasião, uma missa foi celebrada pelo arcebispo.
“Estamos cometendo o pecado de destruir a nossa casa, não assumir a nossa responsabilidade como cidadão e cuidar bem da nossa natureza, e estamos vendo os efeitos. A natureza não suporta mais a nossa forma de tirar, sem dar muito valor à terra”, explicou dom Pedro.
O local escolhido para o lançamento da campanha foi a Cooperativa de Produção de Reciclagem do Tocantins (Cooperan), para mostrar à população que é preciso reciclar e reaproveitar de alguma forma o lixo produzido. “É um lugar simbólico e também uma fonte de renda para 60 famílias cooperadas. E nós colocamos o pé onde a natureza clama por liberdade, e mostrar essa consciência que essas pessoas têm”, afirmou o arcebispo.
O presidente e fundador da Cooperan, Otacílio Martins Cardoso, se sentiu honrado com o evento. “Foi inédito para nós e isso nos deixou confiantes, pois até então nos sentíamos desamparados pela sociedade em geral e ele deu uma iniciativa, nos colocando de volta à sociedade”, comemorou.
Campanha
Através de uma mensagem enviada pelo Vaticano, o papa Francisco ressaltou a importância da Campanha da Fraternidade 2016. “Ela propõe cada ano uma motivação comunitária para a conversão e a mudança de vida”, escreveu o papa, durante evento realizado na Quarta-feira de Cinzas, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), recordando que esta é a quarta vez que a campanha é promovida com as Igrejas que fazem parte do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic). O papa ainda lembrou que a campanha ecumênica também recebe o apoio da Misereor, entidade da Igreja Católica na Alemanha, que trabalha na cooperação para desenvolvimento de países da Ásia, África e América Latina.
Campanha
Essa é a quarta vez que a Campanha da Fraternidade é lançada pela CNBB com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic). Além de 2016, ocorreu nos anos de 2000, 2005 e 2010.
Jornal do Tocantins.