Após os Libaneses visitarem a obra da futura instalação do frigorífico de ovinos e caprinos em Aliança do Tocantins, autoridades fazem reunião técnica para definirem o andamento do projeto.

Após os Libaneses visitarem a obra da futura instalação do frigorífico de ovinos e caprinos em Aliança do Tocantins, autoridades fazem reunião técnica para definirem o andamento do projeto.

Soliney Naiva
Há 9 anos
2.233

IMG-20160213-WA0004

Libaneses fizeram uma visita institucional no último dia 06 deste mês, à futura instalação do frigorífico de Ovinocultura, na cidade de Aliança do Tocantins, que fica a cerca de 175 km da capital Palmas.

Eles vieram acompanhados de um representante do Ministério da Agricultura, para fazerem uma especie de vistoria na obra, pois, como os Emirados Árabes são um dos maiores consumidores desse tipo de carne em todo o mundo, tudo indica que eles estão interessado em exportar a carne dos carneiros abatidos no município.

Segundo a vice prefeita Sara Cristina, “os árabes ficaram encantados com todo o projeto e que eles afirmaram não terem presenciado no país um projeto tão bem planejado e executado como o de Aliança; e garantiram que continuaram acompanhado todo o andamento da obra, porque eles tem interesse que o projeto dê certo, inclusive já sinalizaram uma futura parceria. Mas, para essa parceria dar certo, o frigorífico terá que se adequar aos costumes de como são abatidos os animais nos Emirados Árabes, que segue todo um ritual, na hora do abate. No mais está tudo em ordem e não há nada que os impeçam de fazer uma parceria com a gente”.

A vice destacou ainda: “Os estrangeiros ressaltaram  que o mercado da carne de carneiro é muito grande e compensativo ansiando para que o funcionamento do frigorifico possa lhes render exportações dessa carne que na Arábia Saudita, região que representam, possui imensa procura e carência do produto haja vista que entre outros fatores os árabes não consomem carne suína”.

A repercussão dessa visita rendeu importantes comentários entre presidentes de sindicatos rurais do estado e várias entidades ligadas ao assunto. Como um dos desafios maiores seria fomentar a cadeia produtiva de ovinocaprinos na região do entorno de Aliança e em todo o estado, autoridades se reuniram com o Prefeito de Aliança do Tocantins, José Rodrigues (PT), nesta última sexta-feira, (19), para debaterem sobre o andamento da Criação da Cadeia Produtiva da Ovinocultura do município.

Na reunião foram abordados vários temas como a realização do II Seminário de Ovinocultura do Tocantins; A criação de uma cooperativa, além de outros temas.

Também foi feita a apresentação da assessoria que trabalha junto com o município para obtenção do registro no SIF (Serviço de Inspeção Federal), que serve para garantir a inocuidade dos produtos de origem animal e o cumprimento das legislações nacional e estrangeiras para a produção, industrialização e comercialização dos produtos.

Estiveram presente nessa reunião o prefeito José Rodrigues e a vice prefeita Sara Cristina, o vereador Zé Henrique, Secretaria Estadual de Agricultura, Mapa, Ruraltins e a construtora responsável por parte da obra, além da assessoria e outros secretários municipais.

 

Veja mais no link abaixo.
ALIANÇA DO TOCANTINS SERA A CAPITAL DO CARNEIRO”, REVELOU A MINISTRA KÁTIA ABREU NO SEMINÁRIO NACIONAL DA CADEIA PRODUTIVA DE OVINOCULTURA.

 

 

Tags:,

Veja Também:

“Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação ou equipe do Pontto Digital”.

0 0 votos
Classificação do artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments