Parceria entre Seduc e Adapec, projeto orienta estudantes a inspecionar alimentos na escola.

Parceria entre Seduc e Adapec, projeto orienta estudantes a inspecionar alimentos na escola.

Soliney Naiva
Há 9 anos
628
O material didático que será distribuído às crianças abordará temas como características e conservação dos alimentos. Foto: Philipe Bastos

O material didático que será distribuído às crianças abordará temas como características e conservação dos alimentos. Foto: Philipe Bastos

A Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapec), realizará o projeto Inspetor Junior. A ação, que será feita em 15 municípios tocantinenses e, em Palmas, no Colégio Estadual São José, tem como objetivo orientar os estudantes para que eles possam inspecionar periodicamente os alimentos que são servidos diariamente na merenda escolar.

Para realizar a inspeção alimentícia, os estudantes receberão orientações de técnicos da Adapec e participarão de oficinas realizadas pela Seduc para identificar possíveis irregularidades com alimentos de origem animal, como carne, laticínios, pescado, mel, ovos e seus derivados.

“A Adapec fará a orientação dos alunos, enquanto a Seduc entra com a parte de mobilização das escolas e a organização das oficinas técnicas com os estudantes. O objetivo do projeto é fazer com que os estudantes possam inspecionar os alimentos servidos na escola”, destacou Júlio César da Rocha, gerente de Projetos Educacionais da Seduc.

Além das oficinas e cursos, os estudantes que participarão do projeto irão receber material didático com informações importantes sobre as características dos alimentos e as doenças causadas por irregularidades como mau acondicionamento, ausência dos selos dos Serviços de Inspeção Municipal, Estadual ou Federal e falta de higiene no manuseio desses alimentos.

De acordo com a Adapec, alimentos clandestinos, que não passaram por análise e aprovação dos órgãos competentes, podem transmitir doenças como salmonelose, brucelose, toxoplasmose, tuberculose, cisticercose, botulismo.

Cidades participantes

O projeto, que está em fase de mobilização e divulgação nas escolas, será realizado a partir da próxima semana nos municípios de Buriti, Augustinópolis, Araguatins, Formoso, Gurupi, Lagoa da Confusão, Wanderlândia, Araguaína, Nova Olinda, Colinas, Colmeia, Miranorte, Pium, Cristalândia, Paraíso e, em Palmas, no Colégio Estadual São José.

Fonte: Seduc
Tags:

Veja Também:

“Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação ou equipe do Pontto Digital”.

0 0 votos
Classificação do artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments