Declarações de presidente do Detran sobre Decreto que derruba vistorias estremece sua relação com parlamentares

Declarações de presidente do Detran sobre Decreto que derruba vistorias estremece sua relação com parlamentares

Edson Fonseca
Há 9 anos
560
26/03/2016 as 17:35

 

 

 

logo

 

As declarações do presidente do Dentran  Cel Eudilon Donizete Pereira sobre desconhecer o Decreto Legislativo que derrubou a portaria nº 143/2015 editada pelo órgão que obrigava a realização de vistorias em veículos com mais de três anos de uso feitas a imprensa tocantinense deixou a relação entre ele e a Assembleia Legislativa estremecida.

B20160322101741_1O presidente da Casa, Osires Damaso, ficou revoltado com o fato do Cel Eudilon Donizete Pereira ter dito que as vistorias continuarão sendo realizadas normalmente  e alegar que não foi notificado da decisão. “Ele está se mostrando ser muito incompetente para permanecer no cargo, o Decreto foi  publicado ainda na sexta-feira, e foi protocolado, mesmo sem necessidade, no Palácio e no Detran, não cumprir a Lei por alegar desconhecimento é uma afronta a esta Casa”, disse ele.

O deputado Olyntho Neto (PSDB), autor do Decreto Legislativo, também considerou a continuidade da cobrança como uma afronta. “Leis são feitas para serem cumpridas e o Detran não está cumprindo uma Lei aprovada nesta Casa, respeitando todos as regras impostas”, explicou o parlamentar.

A líder de governo Valderez Castelo Branco (PP), explicou que em conversa por telefone, o governador Marcelo Miranda explicou que não tem intenção de descumprir leis. “Ele me disse que as Leis aprovadas neste parlamento serão cumpridas”, falou.

O deputado Eduardo Siqueira Campos (sem partido) questionou a permanência do  Cel Donizete no Governo. “Será que ele não ficou sabendo que votamos o Decreto em sessão extraordinária? Será que ele não leu nada na imprensa e nem no Diário Oficial? Ele deveria ter sido o primeiro a avisar ao governador que as  foram derrubadas. Sua presença no governo é no mínimo questionável”, ressaltou.

Entenda

A Assembleia Legislativa do Tocantins derrubou, na última sexta-feira, 18,  com a aprovação de um Decreto Legislativo,  a portaria nº 143/2015 do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), que obrigava a realização de vistorias em veículos com  mais de três anos de uso.

A portaria obrigava os proprietários de veículo de três a 10 anos a realizarem as  vistorias bienalmente, ou seja, a cada dois anos. Já os usuários que têm automóveis com mais de 10 anos de circulação teriam que fazer a vistoria anualmente.

O decreto também considerou ilegal a terceirização do processo, que antes era feita pela empresa Aliança Vistoria e Tocantins Vistoria. “ A Resolução 466, de 11 de dezembro de 2013, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), estabelece que os Detrans devem fazer as vistorias e não uma empresa terceirizada”, explicou o deputado Vilmar de Oliveira após anunciar seu voto favorável a derrubada da portaria.

O projeto de Decreto Legislativo foi proposto pelo deputado estadual Olyntho Neto (PSDB) que alegou que o estado estava levando prejuízos financeiros em decorrência da grande incidência de impostos sobre os veículos.  (EL)

Fonte: Portal Stylo

Tags:

Veja Também:

“Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação ou equipe do Pontto Digital”.

0 0 votos
Classificação do artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments