Prova faz parte da plataforma do MEC chamada ‘Hora do Enem’. Alunos que não participarem não terão prejuízo na nota da prova oficial.
Trezentos e cinquenta mil estudantes que concluirão o ensino médio neste ano se inscreveram para fazer neste sábado (30) o primeiro simulado online do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O teste é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da plataforma de estudos Hora do Enem (horadoenem.mec.gov.br).
Os alunos terão 4 horas para resolver o teste, composto por 80 itens, com a mesma metodologia seguida na elaboração do Enem. A prova poderá ser acessada até 20h deste sábado. Até 12h, mais de 90 mil usuários tinham concluído a prova.
Aqueles participantes que não têm acesso à internet tiveram até o último dia 20 para solicitar um local de prova – universidades, institutos federais, instituições particulares e comunitárias e escolas estaduais. Foram oferecidos 120 mil pontos de internet em todo o país.
Próximos simulados
Os demais simulados da Hora do Enem serão realizados em 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro. De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a vantagem de fazer os testes é que o aluno poderá ter noção de seu desempenho, já que os pontos são calculados com base no mesmo critério do Enem – a metodologia Teoria de Resposta ao Item “TRI”.
Ele reforça que aqueles alunos que não fizerem o simulado não terão desvantagem em relação aos demais. “Não há nenhuma relação entre o banco de itens do Enem e o banco do simulado”, diz.
Mercadante também afirmou, durante uma coletiva de imprensa no início de abril, que o MEC tentará introduzir a prova de redação aos simulados. Mas ainda não há prazo para que isso ocorra.