Depois da Google e Samsung, foi a vez da fabricante japonesa Sony patentear uma lente de contato inteligente, porém, um pouco mais interessante do que as que já vimos antes.
Enquanto a solução da Google possui apenas algumas partes eletrônicas capazes de medir níveis de glicose graças às nossas lágrimas, a da Sony contará, inclusive, com um microprocessador, lentes, conectividade wireless e até mesmo armazenamento interno.
A câmera embutida terá habilidades de zoom, foco e estabilização de imagem, resta saber como a Sony vai conseguir incorporar tudo isso em algo tão minúsculo e delicado.
Tudo bem que nem sempre patentes chegam a se tornar um produto real, e que elas são algo para proteger intelectualmente um conceito ainda não lançado, mas é animador ver que uma lente de contato, talvez em algum dia, possa ser capaz de tirar fotos.
Apesar da audácia do projeto, também há algo a se considerar com uma câmera desse jeito: privacidade. Não podemos esquecer que o Google Glass foi severamente criticado por oferecer habilidades de gravação discreta, sem o consentimento das pessoas; imagina só o que uma lente de contato poderia fazer.