O espaço do Clube do Cowboy em Aliança do Tocantins viveu um momento muito importante na manhã do último sábado dia 18 de Junho de 2016.
Com a presença da senadora Kátia Abreu (PMDB) e do Deputado Federal Irajá Abreu (PSD), os quatro pré-candidatos do bloco de situação estavam presentes para ouvir e manifestar suas opiniões sobre a sucessão eleitoral do município de Aliança do Tocantins.
Dentre os pré-candidatos estavam: Sara Cristina (PSD) , Levi Tavares (PV), Cícero Gaguim (PMDB) e o vereador Wilmoney de Paula (PPS) que é a segunda opção do PPS e representava também o candidato oficial Miron Ferreira Matos. Além dos pré-candidatos citados acima, a reunião contou ainda com os representantes partidários: Joilson Rodrigues Lago ( PT), Anecir Vasconcelos (PDT), Cassimiro Fernandes (PTB), Maria Ribeiro (PHS), Marcelo Borges (PSD), Toni Costa (PP), Roberval Paulo da Silva (PSB) e Levi Tavares (PV), Wilmoney de Paula (PPS) assim como Cícero Gaguim (PMDB) já citados acima.
O site Aliança News traz a você internautas de Aliança os discursos dos protagonistas da manhã do último sábado. Como anfitrião o prefeito José Rodrigues da Silva (PT), realizou a abertura do evento.
VEJA ABAIXO COMO FOI TODA REUNIÃO.
Prefeito- José Rodrigues (Zé Piqui) – “Para nós é um momento de alegria discutir essa sucessão municipal, aqui estamos conversamos alguns dias e nós sabemos que dentro desse bloco tem alguns pré–candidatos já existente como por exemplo o nosso amigo Cícero do PMDB, temos o PPS que já sabemos que é o Miron e o vereador Wilmoney. Temos o PV que é o Levi Tavares e temos a nossa pré-candidata do PSD que é a Sara, além de outros partidos que também agente vem conversando sobre candidatura que é o PEN e o PSL. Nesse momento aqui nos queremos está conversando discutindo, avaliando juntamente com os nossos representantes a possibilidade de nós estarmos trabalhando a unificação desse bloco, para que tenhamos um aval da comunidade por meio de pesquisas, encontrar um nome que seja da vontade do povo. Sabemos que estamos num processo democrático e nesse momento de articulação, temos que ter esse entendimento para que possamos continuar cada vez mais melhorando o nosso município com aquela pessoa que a sociedade entender que é a mais ideal para comandar a nossa cidade. Quero agradecer imensamente, eu particularmente e todo município de Aliança o apoio do deputado Irajá e a senadora Kátia Abreu, e os demais líderes políticos que vem dando apoio ao nosso município. O Deputado Irajá sempre teve um carinho especial para com o nosso governo, sempre colocou recursos para nosso cidade, assim como a nossa senadora Kátia Abreu que quando assumiu o ministério ajudou muito Aliança e o Tocantins. Nós agradecemos e desejamos que esse trabalho continue e que seja uma pessoa que a comunidade dê esse respaldo para que possamos continuar esse progresso” revelou o prefeito.
Após o discurso de abertura, o prefeito Zé Piqui (PT) abriu espaço para todos os pré-candidatos do grupo que estavam presentes.
O primeiro a falar foi o pré candidato do PMDB Cícero Rodrigues Neiva, mais conhecido como Cícero Gaguim.
Cícero Neiva (Cícero Gaguim) – Em sua fala Cícero agradeceu a todos os presentes, o deputado Irajá e a senadora Kátia Abreu, e os pre candidatos a prefeitos que estão buscando o seu momento. Também revelou que estava a mais de dois anos viabilizando a sua candidatura e que a partir de 2017 iria administrar o município e contava com todos: “Aqui todo mundo Sabe que a dois anos estou trabalhando essa candidatura, nesse contexto quero contar com apoio da senadora e do deputado Irajá para mim ajudar a partir do ano que vem. Com fé em Deus e os nossos colegas, que estamos aqui, a nossa intenção e melhorar a cidade de Aliança, temos dois representantes federais de Aliança, isso e importante para nós” revelou Cícero Gaguim.
Na ocasião Cícero parabenizou a senadora Kátia Abreu quando a mesma estava no ministério e aproveitou também para lançar a sua pré candidatura oficial no próximo dia 26 as 17:00 no diretório municipal do partido.
Levi Tavares – Já o segundo a falar foi o pré-candidato Levi Tavares do PV, que também agradeceu a todos os presentes. Revelou que é era um momento muito importante para a cidade de Aliança. Que fazia parte do grupo e que vinha conversando a muito tempo: “Nós sabemos que a pré candidatura é um ato em que, as pessoas vão analisando os políticos vão se encontrando para encontrar a melhor posição para a cidade. Nós sabemos o momento que estamos passamos, até me admiro em Aliança senadora Kátia Abreu ter esse tanto de pré candidatos; Sabemos que não é fácil, é pegar uma tarefa árdua, mas nós sempre tivemos trabalhando em política em Aliança do Tocantins. Nós também queremos também apresentar o nosso nome como pré candidato se o grupo nós apoiar e nos for aceito pelas pesquisas da sociedade aliancense, com certeza estaremos ali para disputar e vencer, as eleições e vencer, creio que o momento e oportuno para quem quer trabalhar em Aliança, acabou o tempo de vaidade política em Aliança” revelou Levi Tavares.
No final o pré candidato do PV Levi Tavares revelou se caso for escolhido conta com o apoio de todos e principalmente do deputado Irajá e da senadora Kátia Abreu.
– Logo após o vereador Wilmoney de Paula do PPS, que iniciou sua fala parabenizando a senadora Kátia Abreu e o deputado Irajá Abreu pelos recursos destinados a cidade de Aliança e revelou que a cidade de Aliança deu uma alavancada após a senadora ter alcançado um cargo de suma importância para a Aliança e o Tocantins.
Wilmoney de Paula – “Quero cumprimentar a mesa em nome da nossa senadora Kátia Abreu o público presente na pessoa do vigário José Fernandes e parabenizar também pelo trabalho prestado em Aliança, e dizer que o PPS tem uma linha pra lançamento de pré candidato aqui no nosso município. O primeiro requisito é que o candidato sai do nosso grupo, segundo requisito é que esse candidato tenha a objetividade de alcançar a maioria da opinião popular. O PPS tem candidato a prefeito que é o nosso amigo Miron e como segunda opção sou eu, além dos nosso seis pré candidatos a vereadores. O PPS não tem vaidade e nem ambição política, nós querendo respeitar a opinião do povo. Sempre sou questionado na cidade “o PPS está do lado de quem?” O PPS está no lado do povo senadora!!! Nos queremos um candidato de consenso e aquela pessoa tem um compromisso com a cidade e que tem influência política. A influência política que eu digo, senadora e deputado Irajá que foram os candidatos que apoie na eleição passada. Nós tivemos uma reunião com o deputado Eduardo do Dertins, e lá foi passado que o PPS tem o compromisso de está buscando melhorias para a cidade de Aliança. Por isso que o nosso partido vem lançando o nosso candidato, espero que o Miron vem atingir esses pré requisitos que o PPS tem exigindo dos nossos candidatos. Mas não deixamos de apoiar de maneira alguma, se for um candidato, que tenha maioria do povo, que seja o Levi, que seja a Sara, que seja o Cícero Neiva, que seja qualquer um do grupo, agente está preparado para lançar candidatos nas três linhas, política e feito com planejamento e esse planejamento começou hoje” revelou o vereador Wilmoney de Paulo.
– Já em sua fala a pré candidata a prefeita, a atual vice Sara Cristina iniciou sua fala parabenizando todos os membros do partido, o público em geral e a todos que antecederam sua fala e que era um momento importante divisor de águas em relação ao processo política que vinha participando em 2016. Agradeceu a senadora Kátia Abreu e Irajá Abreu pelo apoio incondicional para acidade de Aliança.
Sara Cristina – “Quero dizer senadora e deputado, aqui é a casa de vocês, sintam-se como realmente são de aliança. Nós temos muito prazer em dizer que apesar de nosso vida política ser curta, nós temos apoiado candidatos que tem dado respaldo ao município. Que além do assistencialismo, além do prevalecimento pessoal, tem pensado na coletividade, no município, tem investido no município de Aliança. Hoje não existe nenhum deputado e nenhuma senadora que faz o que a senadora Kátia Abreu e o deputado Irajá faz por Aliança. Nesse momento de insegurança política que agente vive, eu tive um momento muito especial que foi na inauguração da EMBRAPA onde tivemos a presença da presidente Dilma naquele momento tenso; Não poderia deixar de parabenizar senadora pelo companheirismo, fidelidade e pela forma que a senhora conduziu tudo aquilo, recebendo pressão de todas as formas, mas manteve firme em nome do principio e valores que não se encontra em qualquer pessoa, muito menos na classe política. No momento em que você se coloca a disposição da comunidade, em que você se coloca como agente político, deixa de pensar de seus próprios interesses e passa pensar no interesse da comunidade. E nesse sentido que nós tem trabalhado uma pré candidatura diante desse grupo que eu considero o vencedor das eleições de 2016, não tem possibilidade, de nós estando juntos, com apoio que nós temos e com apoio da sociedade na maioria absoluta de perdemos as eleições, isso ta fora de cogitação. Não existe, o nosso perfil não é esse, não existe nenhuma candidatura irreversível, aliança não tem dono, o dona de Aliança são os trabalhadores aqueles que não se conformam com a corrupção e com o jeitinho brasileiro” revelou Sara Cristina.
Sara revelou também que tem conversado com o presidente do partido Marcelo Borges e que esta preparada para disputar as eleições, mas só vai disputar se tiver condições e se tiver em consenso com a sociedade e com o grupo.
E sua fala o deputado Irajá Abreu agradeceu todos os presidentes e pré candidatos a prefeito do grupo. Fez uma avaliação do seu trabalho para com Aliança onde destinou mais de 3 milhões e 600 mil reais em emendas desde de 2011 em diversas áreas. Revelou também que vem fazendo uma longa caminhada em diversas cidades do Tocantins. Parabenizou os nomes e as qualificações dos mesmos, onde revelou que todos do grupo tem algo já prestados no município e tem certeza que desse grupo sairá o próximo gestor ou gestora de Aliança. “Eu sempre fui bem recebido aqui, tive excelente aceitação de votos em Aliança, graças a Deus, e estaremos sempre a disposição para ajudar. Não é uma crise que vai balar nosso país,estado ou nosso município. Enquanto alguns choram outros vendem lenços, e é isso que precisamos fazer, vender lenços. Por isso o nosso compromisso é ter um prefeito competente que seja apoiado e valorizado, pois não tem prefeito que faça milagre se ele não tiver boas parcerias com senadora, deputado federal com deputado da assembléia e principalmente com o aval e o apoio da população” revelou Irajá Abreu.
Para fecha a grande reunião a ex-ministra e atual senadora Kátia Abreu fez agradeceu a todos os presentes, citando alguns nomes de moradores de Aliança e todos os presidentes de partidos e pré candidatos. Revelou que os nomes que estavam a disposição no grupo todos conhecem e o importante é o grupo está unido e que ninguém iria trabalhar contra Aliança e que aquela união era a única forma de fato para crescer ainda mais o município. “O prefeito que sair desse grupo terá o apoio da FAMILIA ABREU” revelou Kátia.
Veja abaixo os principais pontos da fala da senadora Kátia Abreu:
- Zé Piqui: “Quero cumprimentar o nosso prefeito Zé Piqui, e fazer aqui um comentário muito justo, eu nem precisava adular ele, porque já ta saindo da prefeitura né Zé… Mas é um parceiro bacana, nunca vi um petista tão enjeitado como esse Piqui!!!! Em todo partido tem gente boa e gente enjoado, o nosso também tem. Mais esse Piqui foi uma surpresa muito agradável conviver com ele, sua humildade e sua presteza, dedicação para arrumar documentação, organizado, as vezes o município passou dificuldades mais nunca esmoreceu, e nem ficou deitado, sentado esperando cair no céu . Quero agradecer a sua lealdade e sua confiança em nosso trabalho.” (Kátia Abreu).
- Pré candidatos: Bom, todos aqui são amigos de longa data, e dizer que pra mim e para o Irajá nos sempre chegando nos municípios, temos que ser sempre cuidadosos, pois são vários lideres vários amigos e agente não pode chegar como se tivesse intrometendo no local. Em Aliança, é o único município que nós não estamos nós intrometendo de fato porque aqui está o nosso patrimônio. Estão nós estamos participando como cidadão de Aliança em primeiro lugar, que tem interesses em aliança e o dever de desenvolver pelo nosso bem pessoal que esta aqui. Nós somos intrometido mesmo, na política local e com muito direito sobre isso, como todos vocês, e claro que como políticos, somos muito bem votados aqui. Eu queria chamar atenção que esse dado e muito forte para esse grupo. O que eu quero saber dos dados somatórios que os senadores e deputados trouxeram para Aliança? Quando digo isso não é criticando os meus colegas não, são tantos municípios tantas demandas que eles tem que dividir por todos os municípios, só que senadores dividem para os 139, os deputados por 50 municípios. Agora para nós, sempre tratamos Aliança diferenciada, se você somar os recursos do Irajá e o meu nesse últimos quatro anos, já foram destinado mais de 5 milhões e seis cento mil reais. Eu quero saber qual município do porte de Aliança que já recebeu mais recursos do que nós dois trouxemos, eu desafio qual município já recebeu esse valor. O prefeito que sair desse grupo vai continuar tendo esses apoios. O outro grupo não terá esse tipo de apoio que esse terá. Quero dizer a vocês que queremos esse grupo todo unido em torno de Aliança e que nós pudéssemos buscar mais aliados, quem quiser agregar, eu particularmente e o Irajá não temos nenhuma resistência aos outros candidatos que em tese são adversários do grupo, estamos prontos para colaborar nessa interlocução.
- Parceria: Quero lembrar que nós somos parceiro, eu a poei a presidente Dilma, como falou a Sara, ficamos com ela ate o final, o Irajá votou nela, a hora que ele votou já tinha legitimado o impeachment, mais manteve sua palavra e sua lealdade. A presidente Dilma prestigiou demais o Tocantins. Ela veio aqui cinco vezes, trazer obras, novidades e dinheiro para gera no estado. Nunca o Tocantins dificilmente poderá ter de novo uma ministra de estado no governo brasileiro. E um estado pequeno com poucos eleitores e representa pouco na esfera política no Brasil, não que não temos gente competente, mas não é fácil articular isso. Tem três votos de deputados federais contra a ministra, não pensou no estado, não pensou o que a ministra poderia trazer para o Tocantins, não voltou contra a presidente Dilma, votaram conta mim, por inveja, por eu ter conquistado o meu espaço. E um ano e quatro meses como ministra foram 109 milhões destinados ao Tocantins. Dilma é uma pessoa correta, digna e honrada.
No final a senadora deixou em aberto para os pré candidatos que indicassem um instituto de respeito ou de Goiás ou do Tocantins para que o mesmo fizesse uma pesquisa no qual terá uma noção maior dos candidatos do grupo e seus desempenhos e fechou toda sua fala falando que tem um carinho especial com Aliança e seus filhos foram criados no município e isso faz grande diferença para toda sua família.