Na tarde desta terça feira (14) em Aliança do Tocantins, foi inaugurada a sala de teste rápido para a detecção de HIV, sífilis e hepatites (B e C), que está em funcionamento no Pronto Atendimento de Aliança do Tocantins.
O teste rápido é um tipo de exame que utilizando apenas uma gota de sangue do paciente permite a detecção de doenças como HIV, sífilis, hepatites dos tipos B e C. É um método prático e ágil, que vem sendo utilizado no país há mais de 10 anos. Esse método possibilita ao paciente, em menos de meia hora, ter acesso aos resultados e receber o encaminhamento necessário de acordo com sua situação. Por ser portátil, o teste é facilmente executado.
O resultado do teste tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais, não havendo a necessidade de repetição em laboratório. Porém, assim como ocorre com os testes laboratoriais, exames complementares são necessários no caso da confirmação da doença. É o caso do teste rápido para hepatite C. Se o resultado for positivo, é necessário realizar outros exames para definir qual tratamento seguir.
Em Aliança os testes serão realizados pelas enfermeiras Liliane de Abreu P. Barbosa e Lucineide Costa Faria que receberam treinamento específico para aplicarem o teste no Pronto Atendimento de Aliança do Tocantins.
O Secretário Municipal de Saúde, Marcus Paulo Dias, afirma que a sala é mais um benefício para os usuários do SUS do município, que até então tinham que se deslocar para Gurupi afim de realizar o teste. “Buscamos com a implantação do teste rápido, obter o diagnóstico precoce dessas doenças, com o objetivo de reduzir a transmissão de DST´s e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos portadores”, afirma Marcus Paulo.
O secretário ainda informou que sala de testes rápidos está em pleno funcionamento, e os exames são indicados para os pacientes com tuberculose, gestantes e seus parceiros, pessoas vítimas de acidentes biológicos, pacientes sintomáticos com suspeitas clínicas para Sífilis, AIDS e Hepatite B e C, e para a comunidade em geral.
Quem tiver interesse em realizar o teste, deve procurar o Pronto Atendimento para obter mais informações. Não há limite de idade para a realização do exame. Os testes são feitos gratuitamente e duram de 15 a 30 minutos e o paciente já sai com o resultado em mãos.
A inauguração da sala de testes rápidos contou com a presença do secretário Marcus Paulo, da vice prefeita Sara Cristina, de profissionais de saúde e de representantes da rádio Aliança FM, e do Aliança News. A inauguração faz parte da programação do “Outubro Rosa”, campanha que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.
Da redação.
Parabéns, a esses guerreiros que estão primeiramente pensando no cidadão, ao invés de si próprios.
Ainda bem que esse tipo de benfeitoria, não precisa passar pela câmara de vereadores, senão, seria reprovado também.