Apesar da forte chuva que caiu na noite de ontem, 10, em Gurupi-TO, o Centro Cultural Mauro Cunha ficou pequeno para os amantes do esporte que marcaram presença no lançamento de mais um livro do jornalista e escritor, Núbio Brito.
Personalidades do esporte gurupiense, jornalistas, estudantes universitários, amigos e parentes prestigiaram mais uma vez o jornalista que foi o pioneiro na impressa esportiva tocantinense. Dentre os convidados, estavam os pais de Núbrio Brito, Rômulo Brito e Marildes Brito, o superintendente da Federação Tocantinense de Futebol (FTF), Gasparino Bezerra e a atleta e principal organizadora do futebol gurupiense nas décadas de 70 e 80, Helcias Amaral, o ex-jogador e um dos mais destacados em Gurupi, Padeiro, o presidente da Academia Gurupiense de Letras (AGL), Jose Maciel de Brito e o primeiro atleta gurupiense á participar da Maratona da São Silvestre, Sérgio Soro.
Nessa nova obra, Brito relata depoimentos contados por desportistas que vivenciaram de perto o início do futebol gurupiense e jogadores (in memoriam) que aqui deixaram suas marcas.
Núbio se aprofundou minuciosamente e buscou cada detalhe do futebol de Gurupi, para isso contou com o apoio fundamental, seu pai Rômulo Brito, que juntamente com sr. Borginho, Evilásio foram os primeiros homens a limpar o cerrado para construir o primeiro campo de futebol de Gurupi.
A cidade de Aliança do Tocantins também tem seu espaço nesse tesouro chamado livro, que com 398 páginas, o leitor vai viajar num mundo esportivo diferente, realmente nos tempos do capotão.
A organização ofereceu um cocktail para todos os presentes. O autor, com simplicidade e harmonia, autografou todos os livros, era visível á alegria de Núbio Brito. O livro NOS TEMPOS DO CAPOTÃO transborda a dimensão de uma obra, Núbio conseguiu tirar da mente dos protagonistas da época a história viva que é riquíssima de detalhes, que agora, esta eternizada numa magnifica obra.
Equipe Do Colégio Estadual de Gurupi (1968). Entre os atletas; Amorim, Paulo, Neto, Helcias, Professor Odair Lúcio (técnico), professor Albenzio (Diretor), Celcinho, Luizinho, Antônio Daniel e Dvaldino.
Jogo entre Gurupi e Guaraí, em Gurupi no dia 24 de novembro de 1974. O resultado foi 2 a 2 (Gols de Sirivaldo e Gilberto para equipe gurupiense). Em Pé da direita para esquerda: Sirivaldo, Zezão, Gilberto, João Eudes, Eduardo, Domingos, Joabes, Rubinho e Pedro Rajane e a porta bandeira Rita de Cássia.
Equipe do Clube Recreativo Araguaia (1975) no campo 180. Em pé: Nelman, Nizete, Rômel, Sandoval, Ronaldo Ruela e Nordman. Agachados: Luiz Carlos Medeiros, Hélio, Salim Milhomem, Núbio Brito e Nilton (in memoriam).
Esporte Clube Castelo. Em pé: Milson, João Silvino, Carlinhos Bocão, Nilsinho, Neném e Tenente. Agachados: Miserinha, Almir, Nei, Sivan e Deivan.
Equipe da Associação Esportiva Gurupiense (1958) no campo da Igreja Matriz de Santo Antônio. Entre os jogadores estão; Eurípedes, Joãozinho, Benjamim e Rômulo Brito.
Olá, gostaria de saber onde encontro esse livro..