O governador Marcelo Miranda (PMDB) e o comandante-geral da Polícia Militar (PM), Glauber de Oliveira Santos, confirmaram na solenidade desta terça-feira, 3, a intenção de realizar o concurso de mil vagas para soldado ainda este ano. O certame foi anunciado em abril do ano passado, mas desde então nenhuma programação para sua realização foi anunciada. O evento realizado na ala sul do Palácio Araguaia foi para a entrega de 29 viaturas, além de equipamentos como cintos táticos e capas de chuva.
Posteriormente, o governador Marcelo Miranda confirmou a intenção. “Estamos trabalhando para que até o final do ano o concurso da Polícia Militar seja concretizado”, esclareceu. Questionado sobre o peso de nomeações na folha de pagamento do Tocantins, o peemedebista garantiu que o impacto foi programado. “Estamos conscientes que não faltará orçamento para isso. Isto está dentro da programação”, afirmou.
Marcelo Miranda também falou sobre o desenquadramento do Estado, que está fora do limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O governador falou que o Executivo deve adotar alguma atitudes para reverter o quadro, sem adiantar qual. “Nós sabemos que estamos acima da LRF e teremos que tomar algumas decisões, que serão tomadas com tranquilidade, de forma serena, sabendo que o amanhã vai dizer das atitudes que estamos tomando dentro das normas legais”, disse.
Investimento
Na ocasião foram entregues 29 viaturas, sendo 11 da marca Fiat, modelo Pálio Weekend Adventure, e 18 Volkswagen , modelo Gol; todos equipados com giroflex, sirene e rádio comunicador. As viaturas modelo pálio contam ainda com cubículo (cela) para a condução de pessoas em atitudes de desconformidade com a lei e exigência dos direitos humanos, conforme garantiu Glauber de Oliveira.
Dos 20 veículos entregues pelo governador à Polícia Militar, 10 veículos foram destinados a Palmas. O restante foi distribuído para Araguaína, contemplada com quatro veículos; Gurupi, outros quatro; Porto Nacional, três; Pedro Afonso, dois; Guaraí, também dois; e para as regionais de Arraias, Dianópolis, Colinas e Tocantinópolis, que ficaram com uma viatura para cada.
A corporação também recebeu 2.650 cintos táticos operacionais e mil capas de chuva, equipamentos orçados em R$ 1,2 milhão, recursos oriundos do Governo do Estado.