Para falar da cultura local começou a ser exibido nesta segunda semana de março do ano em que o Tocantins completa 30 anos o programa de rádio Cantos do Tocantins, apresentado pelo jornalista e pesquisador cultural, Paulo Albuquerque , e pelo cantor e compositor Genésio Tocantins.
O programa tem como objetivo divulgar as produções artísticas; difundir as características culturais do povo nativo por seus usos e costumes tradicionais ou contemporâneos; dar publicidade aos principais pontos turísticos dos municípios; comunicar eventos relacionados aos objetivos do programa; e, claro, propagar a música tocantinense.
“É um sonho antigo que estamos realizando agora nesta parceria com as emissoras de rádio”, disse Genésio, um dos principais nomes da arte e da música do Tocantins. “Nós, nortistas, temos um universo cultural pra mostrar, e queremos que isso ocupe espaço na mídia, que dê orgulho aos nativos e que seja objeto de admiração aos que chegam pra visitar ou para morar”, conclui.
Paulo Albuquerque, gaúcho que mora no Tocantins desde 1989, tem, como compositor e músico, passagens importantes pelos festivais nativistas do Estado, tais como: Cantocantins, Cantos do Tocantins, Tocantins Popular entre outros. Como acadêmico, é mais um dentre os pesquisadores da cultura local.
Recentemente, Paulo aprovou no Edital Promic da Fundação Cultural de Palmas a publicação do livro Cantos em Si: identidade tocantinense, que é fruto de uma análise de narrativas em 24 obras musicais de compositores tocantinenses.
O programa Cantos do Tocantins, que estreou neste sábado (17) pela rádio Educativa Palmas FM (96,1) das 12h às 13h, será reproduzido pela Aliança FM (104,9) a partir desta próxima semana, todos os sábados das 17:00 as 18:00 horas.