ALIANÇA-TO: CORRIDA PARA VAGA NO EXECUTIVO E LEGISLATIVO MOVIMENTA PRE- CANDIDATOS.

A pouco mais de dois meses  para as eleições municipais de 2020, alguns dos pré – candidatos  já começam a ser ventilados com mais intensidades no município.  Entre os interessados, estão desde figuras conhecidas  com mandatos vigentes  e outras que pela primeira vez colocam seus nomes para serem avaliados pela comunidade.

Como todos já sabem, a pandemia mudou o curso de vários seguimentos da vida das pessoas, inclusive nas eleições de 2020, que acontecerá no dia 15 de novembro  de 2020 (1° turno), e para as cidades que terá o segundo turno dia 29 de novembro de 2020. Será uma eleição completamente diferente, os candidatos terão que usar uma nova metodologia  para convencer os eleitores, a de ver que não serão aceitos comícios e aglomerações devido o momento que o mundo está passando pela Covid-19.

Em Aliança do Tocantins teremos uma disputa com muitas caras novas,  no poder Legislativo,  a concorrência  será acirrada com os atuais vereadores, lembramos que só nove terão o direito de sentar nas tão sonhadas cadeiras da Câmara Municipal de Aliança do Tocantins.

Já a disputa para o poder Executivo como sempre, ainda está indefinida, alguns partidos deixam para decidir o futuro no último dia de convenção,  o que acaba mudando o cenário politico na disputa.

O atual prefeito Coronel Tavares segundo fontes,  já confirmou a sua candidatura a reeleição. Eleito em 2016,  o atual prefeito ainda vem analisando alguns nomes para compor sua chapa para  vice, que irão concorrer a disputa.

Já a oposição também se movimentou , segundo fontes,  os nomes mais cotados para encarar o atual prefeito,  é do jovem empresário José Carlos Soares e da ex- primeira dama do município, Nádma de  Pina, ( Filha do ex-prefeito Ildon de Pina, in memorian)

Se do lado do prefeito ainda há uma indefinição do vice, a oposição também ainda não definiu quem vai sair na cabeça, ou seja, é como  num  jogo de futebol, as táticas estão sendo analisadas, e logo esse esquema tático será definindo para os torcedores…ou  melhor, eleitores decidirem o futuro de Aliança.

Como em política tudo pode acontecer, também não está descartado um terceiro nome para disputar as eleições  no município, ou até mesmo troca de nomes, tudo isso faz parte das negociações e conversas que até o dia 26 de setembro prazo  final par registro das candidaturas.

Veja abaixo as datas do calendário eleitoral deste ano:

  • A partir de 11 de agosto: Emissoras ficam proibidas de transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena de cancelamento do registro do beneficiário;
  • 31 de agosto a 16 de setembro: Período destinado às convenções partidárias e à definição sobre coligações;
  • 26 de setembro: Prazo para registro das candidaturas;
  • A partir de 26 de setembro: Prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e representação das emissoras de rádio e TV para elaborarem plano de mídia;
  • Após 26 de setembro: Início da propaganda eleitoral, também na internet;
  • 27 de outubro: Prazo para partidos políticos, coligações e candidatos divulgarem relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral), os recursos em dinheiro e os estimáveis em dinheiro recebidos, bem como os gastos realizados;
  • 15 de novembro: Primeiro turno da eleição;
  • 29 de novembro: segundo turno da eleição;
  • Até 15 de dezembro: Para o encaminhamento à Justiça Eleitoral do conjunto das prestações de contas de campanha dos candidatos e dos partidos políticos, relativamente ao primeiro turno e, onde houver, ao segundo turno das eleições;
  • Até 18 de dezembro: Será realizada a diplomação dos candidatos eleitos em todo país, salvo nos casos em que as eleições ainda não tiverem sido realizadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *