TRADIÇÃO: FAMÍLIA DE ALIANÇA DO TOCANTINS FOMENTA A CULTURA RELIGIOSA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO.

Passando de gerações para gerações, a Folia do Divino Espirito Santo  que é realizada pela Família Lopes e Teixeira, vem mantendo a cultura familiar de realizar a Folia do Divino Espirito Santo. Tudo iniciou com   a Vó Cassimira (In Memorian), que ao longo de sua vida, sempre rezava as datas comemorativas religiosas. Com intuito de continuar a tradição, o jovem Willian Ribeiro, Neto de Dona Cassimira, vem se dedicando a manter essa tradição, com muito amor e dedicação.

Segundo Willian Ribeiro, a reza do Divino Espirito Santo mais uma vez foi abençoada, “ Tivemos apoio da comunidade, e realizamos a tradição de andar em Ruas e Avenidas de Aliança com a Bandeira do Divino, foi gratificante e emocionante ver que a nossa tradição ainda esta viva” revelou Ribeiro.

Foram 04 dias  levando a tradição para toda comunidade, é um trabalho minucioso que requer experiência e conhecimento. Além da parte religiosa tem o lanche para toda comunidade que lá marca presença. Perguntado sobre como surgiu essa tradição, o jovem Imperador Willian Ribeiro, revela que antigamente  existiam poucos padres nas regiões, e as pessoas se ajuntavam num determinado lugar e realizavam as rezas para os Santos do Dia. “ Naquela época os padres demoravam era vários meses, ate ano para chegar em um determinado lugar; A folia era a forma das pessoas expressar sua divindade, rezar o terço, os foliões são missionários, ele leva a tradição e mantem a tradição”  revela Willian Ribeiro.

Diante desse problema, foi surgindo por meio da comunidade a cultura religiosa de divindades. Ele acrescenta além da Folia do Divino, realizar um grande festa do Senhor do Bonfim , que a mais de 38 anos, mantem a tradição. “ Já a festa do Bonfim, e feito na rua da nossa residência , são 09 dias de novena , celebrações e  confraternização  com os fiéis.

Wilian Ribeiro acredita que esta fazendo o que sua Vó  Cassimira mais queria, manter viva a semente Cultural Religiosa, pois ela dedicou  quase toda sua vida nessa missão. Ele revela que a folia vem do Berço, da cidade de  Natividade –TO.

Em Agosto inicia os Festejos do Senhor do Bonfim, segundo Willian Ribeiro, são nove dias de muito trabalho, mental, físico e espiritual. Ele agradece a todos que além de ajudar respeitam a tradição. Como diz uma frase do grupo Rappa: “Pra quem tem fé a vida nunca tem fim.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *