Enquanto as equipes de saúde tentam salvar vidas e os especialistas orientando a população como se prevenir….. O Prefeito de Araguatins-TO, vai na contra mão de todas as recomendações e protocolos. Em um discurso muito polêmico durante lançamento de Pavimentação Asfáltica na cidade, o prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia (PP), parecia que estava em outro planeta, ironizou a pandemia e convocou convidados para frequentarem a temporada de praia. “…Quem morreu, morreu, quem escapou, escapou”, disse o prefeito Aquiles da Areia (PP). A cidade de Araguatins ate agora conseguiu aplicar somente 58,6% das doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas, ou seja, fala do prefeito deixaram muitas pessoas perplexas.
Ao mesmo tempo que ele ironiza a pandemia, ele ainda não respeita as pessoas que já perderam as vidas, dando costas para a gravidade da pandemia neste momento em que seu município registrou 57 óbitos por Covid-19 e possui alta taxa de letalidade 2.50% e conforme o último boletim 97 moradores estão com vírus ativos.
“Toda hora chega uma cobrança. – Prefeito decrete lockdown. Eu não vou fazer lockdown caramba nenhuma rapaz que quiser que vai, quem morreu, morreu, quem escapou, escapou. Vamos para cima meus amigos e eu não vou amordaçar o povo. Só seu eu botar um muro de Berlim na beira do Araguaia todinho pro provo não ir para praia e isso eu não vou fazer. Todo mundo é de maior e quem quiser ir para praia que vá, quem quiser ficar que fique. Eu, praticamente, vou à prainha porque eu tenho 60 anos de beira do Araguaia”, discursou o prefeito, Aquiles da Areia (PP).
A vice prefeita da cidade professora Elizabeth Rocha (PSD), foi as redes sociais e criticou o atual prefeito com quem é rompida. Quem morreu morreu… quem escapou escapou… Uma declaração vindo de um prefeito é muito triste…. ” A falta de sensibilidade e cuidado com o povo araguatinenses, e principalmente com as famílias que perderam seus entes queridos, é estarrecedora! O prefeito é o lider maior do município, deve guiar seu povo pelos caminhos do bem e da vida; Não se trata de fazer ou não o ockdown. Trata-se de cuidar ou não do povo araguatinense, de fiscalizar o decreto e amparar as pessoas que não estão indo trabalhar. Trata-se de investir mais em saúde, leitos , mais médicos salários em dias….” A prefeita revela que o atual prefeito que rompeu . Ela confirma estar rompida com Aquiles da Areia, mas destaca que o afastamento partiu do prefeito. “Não fui eu que rompi, ele que rompeu comigo. Nós tínhamos um acordo que faríamos uma gestão com uma participação mais efetiva da vice. Não cumpriu e rompeu conosco”, diz a social democrata, que relata um abandono do grupo dela por parte da gestão. De toda forma, devido à postura do titular, a política argumenta que a união não seria possível. “Diante de todas as atitudes dele, mostra-se que não teríamos condições [de estar juntos]. Temos posturas e comportamentos bem diferentes”, conclui.