Estudantes estão perdendo aulas e até provas por causa da situação.
Motorista diz que o salário dos profissionais está atrasado há três meses.
Os estudantes do distrito de Luzimangues, na zona rural de Porto Nacional (TO), estão deixando de ir para a escola por causa da falta de transporte escolar. Segundos os pais dos alunos, o ônibus que deveria passar todos os dias já faltou mais 20 vezes. “Ao todo, do meio do ano para cá, já são 22 dias. São 22 faltas que as crianças têm sem aula por falta desse ônibus”, relata Admilson Alves dos Santos, pai de um desses alunos.
Quem não quer perder aula acaba pegando carona com quem tem veículo próprio. O problema é na hora de voltar para casa. Algumas crianças acabam tendo que ficar até tarde na escola porque não tem transporte. (Veja a reportagem no vídeo ao lado.)
A Escola Eulina Braga fica no assentamento Capivara e essa situação acaba fazendo com que as salas de aula fiquem praticamente vazias. Parte do transporte escolar é terceirizado, mas, segundo um dos motoristas que preferiu não se identificar, o pagamento dos salários está atrasado há três meses.
Aliado a isso muitos veículos apresentam problemas e acabam ficando parados por falta de manutenção. Helen Cristina de Oliviera, diretora da escola, confirmou que com frequência o ônibus está quebrado. Ela disse que a escola tem 120 alunos e que a metade depende do transporte escolar. Ainda segundo a diretora, existe um programa de reposição das aulas para os alunos que estão faltando as aulas. Ninguém da prefeitura foi encontrado para comentar o caso.
Fonte: G1 TO