O vereador Vadinha do “Cartório” (DEM), foi reeleito na presidência na câmara municipal de Aliança do Tocantins. A eleição que aconteceu no último dia 03 de setembro, selou a vitória e o segundo mandato consecutivo na presidência. Com 05 votos a 04, o vereador Vadinha do Cartório, foi reeleito vencendo a chapa que o elegeu na eleição passada. Como diz um ditado: Política é como nuvem, você olha ela está de um jeito, de repente olha novamente, ela já mudou! Estamos usando essa frase pra explicar a caminhada do vereador na sua reeleição. Como foi mencionado acima, o vereador venceu por 05 a votos a 04 seu concorrente, o vereador Vilmar Macedo (DEM). Segundo fontes com os votos dos vereadores, Wilmoney de Paula (PSC), Maria do Cústódio (PTB), Miron Matos (PTB), Zé Neiva (PTB), contando com seu voto, o vereador conquistou mais uma mandato. Já a chapa derrotada , ficou apenas com 04 votos, sendo o do próprio concorrente Vilmar Macedo, Cleonan Tizil ( Solidariedade), Selma Borges (PSD), e Lelis do Salgados ( Solidariedade). O vereador Vadinha do Cartório nada mais fez do que usar das leis legais para se candidatar á releição. Segundo o vereador, na verdade ele não estava pretendendo sair a reeleição, mesmo tendo o direito legal, mas após receber o apoio do outro bloco politico, viu a possibilidade de continuar o trabalho que vem sendo desenvolvido.
Para entender melhor essa eleição, o Site Pontto Digital conversou com o ex vereador Deyller Fernandes, que é atual secretário de administração do município. Segundo Deyller, na época que era vereador trabalhou muito na questão jurídica juntamente com os colegas na reforma da Lei Orgânica da época. “Fizemos a reforma na Lei orgânica municipal em 2015 , quando presidi a casa legislativa de Aliança, na oportunidade atualizamos pois a mesma tinha sido reformada no ano de 2002 e se encontrava defasada, trouxe consigo muitas mudanças que hoje é benéfica aos vereadores e cuidadões de Aliança”. revelou o ex vereador.
Ele salientou a importância da reforma: “Antes o Presidente só poderia exercer um mandato , após a reforma passou ter por direito a reeleição no ano subsequente , conforme o artigo 36 parágrafo único “.
É sabido que em todos os setores políticos, existem blocos de pensamentos e idéias que ao longo do tempo vai se alinhando ou desalinhado, talvez seja isso que aconteceu para o chamado ex grupo dos cincos que elegeram o vereador Vadinha do Cartório na primeira eleição. Os pensamentos não estavam comungando as mesmas idéias, e abrir novos caminhos, é normal e legal no meio político. O vereador presidente reeleito, revelou ainda que seguiu todos os trâmites legais do Regime Interno, realizando uma eleição limpa, transparente e democrática.
Após releição vejam como ficou a NOVA MESA DIRETORA.
Presidente – Vadinha do “Cartório”
Vice- Wimoney de Paula
1º Secretário(a)- Maria do Custódio
2º Secretário (a)- Zé Neiva.