Conforme dados divulgados pelo Ministério da Justiça, em 2014 a cocaína foi uma das substância química mais questionada, com 46% dos atendimentos, seguida do álcool (42%) e do tabaco (36%).
Soliney Naiva/Redação AN, com informações do Min. da Justiça.
O Ligue 132, serviço nacional de informações e orientações sobre drogas, já atendeu cerca de 22.062 pessoas em só este ano, entre os meses de janeiro a setembro. O mês de setembro registrou 2.716 atendimentos.
O Ligue 132, foi inaugurado em 2005, e é um serviço nacional do programa “Crack, é possível vencer”, do governo federal, que tem como objetivo prevenir o uso de drogas no país.
No último mês do levantamento, a maioria das ligações foi de usuários de drogas, num total de 955 chamadas, cerca de 35% do total de todas as ligações. Segundo o Ministério da Justiça, os familiares de usuários também tiveram uma participação resultante nas ligações, com 877 chamadas (30,5%), sendo que as mães de usuários ligaram 368 vezes (13,5%) para o call center, buscando ajuda para seus filhos, com problemas.
Segundo a coordenadora do Ligue 132, Maristela Ferigolo, os familiares têm atenção e orientação direcionada para apoiar e motivar seus filhos ou parentes. “O usuário recebe aconselhamento especializado levando em consideração o estágio motivacional que se encontra. Todos os atendimentos são focados no problema específico apontado de quem busca orientação e informação sobre drogas de abuso”.
O Ligue 132 antede ao público 24 horas por dia, a ligação é gratuita e toda a conversa é sigilosa.
. O programa é uma iniciativa do Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, em parceria com Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e Associação Mario Tannhauser de Ensino, Pesquisa e Assistência. Os atendimentos pelo Ligue 132 são realizados por profissionais da área da saúde capacitados e voltados para motivar usuário e familiar a abandonarem as drogas.