COM MAIS DE 70 EXPOSITORES, PAVILHÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR MOVIMENTA AGROTINS 2022

COM MAIS DE 70 EXPOSITORES, PAVILHÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR MOVIMENTA AGROTINS 2022

Edson Fonseca
Há 2 anos
47
11/05/2022 as 10:13

No Pavilhão da Agricultura Familiar 76 expositores de várias regiões do Tocantins apresentam diversidades de produtos nesta 22ª edição da Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins 2022), realizada pelo Governo do Tocantins. Os empreendedores rurais, 15 deles assistidos pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), nos municípios de São Miguel, Darcinópolis, Caseara, Santa Teresa, Chapada de Areia, Lagoa da Confusão, Taguatinga, Tupiratins, Porto Nacional e Palmas, participam com a venda de rapadura, ovos, banana, mandiocas processadas, pães caseiros, biscoitos, doces de frutas, licores, temperos, artesanatos, dentre outros.

A produtora de farinha Patrícia Maria Rodrigues, da Comunidade Quilombola Barra da Aroeira, do município de Santa Tereza, é uma das expositoras. Participando pela primeira vez da Agrotins, já comemora as boas vendas. “Dos 200 kg de farinha que trouxe para comercializar já vendi 60%. Tinha muita expectativa em participar da feira, que é uma ótima oportunidade de expor meus produtos, que raramente se encontram nas prateleiras do mercado. Estou muito satisfeita”.

A Associação das Mulheres Agroextrativistas da APA – Cantão (Ama Cantão) também está expondo seus produtos na feira. Além de doces e licores extraídos do Cerrado, a novidade nessa edição, apresentada pela produtora Ldejany Lopes de Oliveira, é o cupulate, feito da semente do cupuaçu, em forma de barrinha e o pó. Esse produto está sendo comercializado na feira e também vai fazer parte do espaço da gastronomia, onde será ensinado o seu preparo”, pontua.

A produtora Eliane Alves da Silva Tavares, da Associação Água Viva, do município de Santa Maria do Tocantins, assentada pelo crédito fundiário, celebra e detalha sua participação na Agrotins. “Trabalho com o biscoito de polvilho totalmente feito à mão, também fazemos paçoca de carne de sol pisada no pilão e paçoca de gergelim torrada no fogão caipira. Temos o apoio do Ruraltins, que nos convidou para participar da feira. Esse é o primeiro ano que participo e estamos otimistas. Agora iremos ganhar o selo estadual, onde nossa venda poderá ter um alcance maior e fazer com que o nosso trabalho cresça. Com a ajuda da Ruraltins e do crédito fundiário esse sonho está sendo realizado”, frisa.

Divina Ferreira da Cruz, residente do município de Bom Jesus, fabrica produtos naturais, onde tudo é produzido na fazenda. “Acho maravilhoso estar aqui, poder vender meus produtos, divulgar nosso trabalho e ficarmos conhecidos. Sou assentada pelo crédito fundiário e faço minhas vendas já faz um tempo.”

Agrotins

A Agrotins, com o tema central Integrar: Intensificar e Preservar, segue até este sábado, 14, no Parque Agrotecnológico do Tocantins, na TO-050, saída para Porto Nacional, e pode ser visitada das 9 às 19 horas.

A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais, entre outras.

Fonte: Portal Stylo

Veja Também:

“Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação ou equipe do Pontto Digital”.

0 0 votos
Classificação do artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments