COMEÇA O PERÍODO DA PIRACEMA E PESCAS SÃO PROIBIDAS NOS RIOS DO TOCANTINS.

No período de novembro a fevereiro estão proibidas alguns tipos de pesca.
Piracema é o período de reprodução dos peixes; Saiba o que está proibido.

No Tocantins existem cerca de oito mil pescadores cadastrados em 36 colônias, mas com a  chegada da Piracema, período em que os peixes sobrem para as cabeceiras dos rios para se reproduzirem, esses profissionais terão que parar as atividades. A piracema teve início no último sábado (1) no estado e o controle da atividade será rigoroso nesse período.

Segundo o coordenador de fiscalização doDaniel Fagundes Rosado, Hugo Parente, nos próximos quatro meses apenas pescadores de subsistência estão autorizados a pescar. “Principalmente aquele que se enquadra na modalidade de pesca artesanal e que tenha a atividade de pesca a sua subsistência familiar comprovada”, afirma.

O coordenador ainda destaca que estão proibidas o exercício da pesca também em lagos ou qualquer outro corpo hídrico. Os outros tipos de pesca permitidas no período são a pesca esportiva (tipo “pesque e solte”), e a pesca amadora em reservatório e consumo no local. “Para aqueles que não respeitarem o período e forem flagrados existe uma sanção de R$ 700 com acréscimo de R$20 por cada quilo de pesacado apreendido, além da apreensão de todo material utilizado na pesca, inclusive o veículo”, afirma o coordenador.

Para saber um pouco mais sobre o período da Piracema e as atividades que são permitidas e proibidas nestes meses, confira a reportagem acima do Jornal Anhnanguera 2ª edição.

Periodo da Piracema iniciou no último sábado (1) no Tocantins (Foto: Divulgação/Naturatins)
Período da Piracema iniciou no último sábado (1) no Tocantins (Foto: Divulgação/Naturatins)

Fonte: G1 TO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *