TO REGISTRA 45 CASOS SUSPEITOS DA VARÍOLA DOS MACACOS EM 15 MUNICÍPIOS, MAS APENAS UM CASO FOI CONFIRMADO ATÉ AGORA

TO REGISTRA 45 CASOS SUSPEITOS DA VARÍOLA DOS MACACOS EM 15 MUNICÍPIOS, MAS APENAS UM CASO FOI CONFIRMADO ATÉ AGORA

Edson Fonseca
Há 2 anos
57

A Secretaria de Saúde do Tocantins (Sesau) atualizou nesta segunda-feira, 22, os números da Monkeypox, conhecida como Varíola dos Macacos. Pouco menos de um mês depois da primeira confirmação, o Estado chegou a 45 casos suspeitos da doença.

Há quase um mês

As amostras dos pacientes em investigações são encaminhadas para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte (MG), para análise do material coletado. O prazo de entrega dos resultados é de até 15 dias. O único tocantinense contaminado já está considerado curado e foi confirmado há quase um mês, em 25 de julho.

A doença

Conforme a Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde (MS), a varíola dos macacos é considerada uma zoonose viral – transmitida a partir de animais – com sintomas semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora seja clinicamente menos grave. O período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias. A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. E, segundo o órgão de saúde, a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas com contato físico próximo com casos sintomáticos.

Fonte: CT.

Veja Também:

“Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação ou equipe do Pontto Digital”.

0 0 votos
Classificação do artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments