Entre as reivindicações está a convocação do quadro reserva do concurso da saúde; Sesau diz que paga atrasados dia 15 e que não existe cadastro de médicos no certame.
Os servidores efetivos do Hospital Regional de Gurupi (HRG) devem realizar paralisação na segunda-feira, 12, devido à falta de estrutura da unidade. O interlocutor dos insatisfeitos, o fisioterapeuta Valmir Fernandes de Lira, reclama da falta de segurança, atraso do pagamento dos plantões extras e reivindica a convocação de médicos do quadro reserva do concurso da saúde. “A situação está caótica”, alerta o profissional.
Valmir de Lira destaca que a insatisfação com os atrasos nos plantões extras ocasionaram no fechamento de uma das duas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Gurupi desde a semana passada, devido à falta de plantonista. O interlocutor ainda cita que nesta sexta-feira, 7, não há médico no pronto socorro. Um profissional estaria revezando a responsabilidade com a unidade semi-intensiva.
O fisioterapeuta destacou que o Hospital Regional de Gurupi funciona sem segurança “há praticamente um ano”. “Quem quiser pode entrar a qualquer hora no hospital. O índice de roubo está bastante elevado”. Valmir de Lira ainda criticou a estrutura da unidade. “Temos paciente encubados no pronto socorro por falta de leitos, que não é UTI, e colocando em risco a vida do paciente”.
Conforme o interlocutor dos insatisfeitos com a estrutura do Hospital Regional, a paralisação será realizada a partir das 8 horas da manhã. A principal reivindicação seria a convocação do quadro reserva do concurso público da saúde e o pagamento dos plantões extras.
Paga no dia 15
A Secretaria da Saúde (Sesau) informou através de nota que foram recontratados os “profissionais de saúde necessários para manutenção dos serviços de saúde, sem prejuízo ao usuário”, conforme publicado no Diário Oficial do Estado de quarta-feira, 5. Em relação aos plantões extras, a pasta informou que no dia 15 deste mes, serão pagos os meses referentes a julho e agosto.
De acordo com a Sesau, o governador Sandoval Cardoso (SD), autorizou a realização de novo concurso para a saúde. A previsão é que a publicação do edital seja feita ainda em 2014. A pasta ainda afirma que “não profissionais médicos no cadastro de reserva do último concurso da saúde”.
Confira a íntegra da nota.
“NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que foram recontratados no diário oficial do Estado nº 4.249, do dia 05 de novembro, profissionais de saúde necessários para manutenção dos serviços de saúde, sem prejuízo ao usuário. E que será pago até o dia 15 de novembro os plantões extras referentes os meses de julho e agosto.
A Sesau informa também que o governador do Estado já autorizou a realização de um novo concurso da Saúde, com previsão de publicação do edital ainda este ano.
A Sesau esclarece que não existem profissionais médicos no cadastro de reserva do último concurso da saúde, caso sejam necessários poderão ser contratados até a realização de novo certame.
Palmas, 07 de Novembro de 2014.”