CAIU NO GOLPE DO PIX? DINHEIRO PODE SER RECUPERADO, MAS HÁ CONDIÇÕES… –

Para a associação de instituições financeiras, cada banco “tem sua própria política de análise e devolução, baseada em análises individuais, considerando as evidências apresentadas pelos clientes e informações das transações realizadas”. Segundo a Febraban, os bancos investem até R$ 3 bilhões por ano em sistemas de tecnologia da informação voltados para segurança…. –

Caí no golpe e passei dinheiro pelo Pix; o que devo fazer? Já advogados consultados pela reportagem orientam vítimas a seguir a seguinte lista de orientações: Comunicar o banco para o qual o dinheiro foi enviado e pedir o bloqueio da quantia; Avisar o banco no qual é correntista e solicitar o congelamento dos fundos; Fazer um boletim de ocorrência; Entregar o B.O. aos bancos e pedir pelo procedimento de ressarcimento. Antes de efetivar uma transferência via Pix, o sistema mostra: nome completo; banco; alguns dos números do CPF ou CNPJ do destinatário — em alguns casos, a chave Pix é o próprio CPF.

Essas informações ficam salvas no comprovante virtual da transação e são essenciais na hora de fazer a denúncia e tentar reaver o dinheiro. O primeiro e segundo passos precisam ser executados rapidamente e podem ser por telefone. Se a vítima entrar em contato com o banco para onde o dinheiro foi, a instituição pode bloquear a movimentação e impedir outras vítimas de caírem no golpe. Caso o dinheiro ainda esteja na conta, fica mais fácil recuperar o valor transferido. Depois disso, é preciso procurar a Polícia Civil e registrar um boletim de ocorrência….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *