Confirmada na pasta, peemedebista passará a vaga no Senado a Donizeti Nogueira
Matéria da Folha de São Paulo publicada na tarde desta sexta-feira, 21, dá como certo que a senadora Kátia Abreu (PMDB) irá assumir o Ministério da Agricultura no próximo governo da presidente reeleita Dilma Rousseff (PT). A jornalista Vera Magalhães informa que o convite foi feito à peemedebista na quarta-feira 19.
Desde a saída de Kátia Abreu do PSD e o anúncio da filiação ao PMDB em outubro de 2013, é sondado que a senadora tocantinense assumiria o Ministério da Agricultura, que é da cota dos peemedebistas. A Folha de S. Paulo destaca que a parlamentar fez oposição no Congresso Nacional aos governos do também petista Lula, mas que “sempre teve” uma relação amistosa com a atual presidente.PT ganharia mais um senador
O Blog CT apontou em outubro deste ano que por trás da escolha de Kátia Abreu em aceitar Donizeti Nogueira (PT) na primeira suplência estaria uma relação “ganha-ganha” com o partido da presidente Dilma Rousseff, que teria mais interesse em ver a senadora ministra da Agricultura.
Caso a previsão da Folha de S. Paulo se concretize, Donizeti Nogueira assumirá a legislatura no Senado Federal. O político já foi presidente regional do PT, secretário municipal do governo Raul Filho e atualmente é suplente de deputado federal.
Outras mudanças
A matéria da Folha de S. Paulo diz ainda que a presidente já decidiu trocar nomear o ex-secretário do Tesouro Joaquim Levy para o Ministério da Fazenda; o ex-secretário-executivo Nelson Barbosa para o Planejamento, e o senador Armando Monteiro (PTB) para o desenvolvimento. (CT)