ALIANÇA: ALUNOS DO COLÉGIO ANITA CASSIMIRO MORENO SE DESTACAM EM PROGRAMAS EDUCACIONAIS.

Soliney Naiva / Redação AN

Os alunos do Colégio Anita da cidade de Aliança do Tocantins, vem se destacando nos programas educacionais do Governo Federal trazendo muito orgulho e alegria aos professores, funcionários e também ao Município.

Os programas “Mais Educação, Baile Proerd e Olimpíadas da Língua Portuguesa em Brasília”, foram apenas alguns desses destaques.

Programa mais Educaçao, grupo de capoeira fazendo apresentaçao em caculé na Bahia. /Foto: Divulgação.
Programa mais Educação, grupo de capoeira fazendo apresentação em Caculé na Bahia. /Foto: Divulgação.

Os alunos do programa mais educação que fazem parte do Grupo de Capoeira de Aliança, estiveram na cidade de Caculé no Estado da Bahia, levando um pouco da nossa cultura e aprendendo um pouco da cultura local. Além de interagirem com os demais alunos capoeirista que fazem parte do mesmo programa educacional.

O Programa Mais Educação, foi criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, com a intenção de aumentar a oferta educativa nas escolas públicas, por meio de atividades optativas que permitem melhorar o ambiente escolar para os alunos como: acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

alunas debutantes Bruna Souza, Brenda Figueiredo e Lara Melo no Baile Proerd com a parceria do Colégio Anita.
Alunas debutantes Bruna Souza, Brenda Figueiredo e Lara Melo no Baile Proerd. / Foto: Divulgação.

As alunas: Bruna Souza, Brenda Figueiredo e Lara Melo, (à direita), participaram como debutantes no Baile Proerd com a parceria do Colégio Anita, promovido pelo 4º Batalhão de Polícia Militar de Gurupi, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura.

Cada aluna poderia levar até três convidados, sem contar com o diretor da escola, a coordenadora e também um professor, além de ganhar o vestido e ter direito à tão sonhada valsa.

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) realizou o Baile de Debutantes promovido pelo 4º Batalhão de Polícia Militar de Gurupi, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc).

Adolescentes de diversas escolas da região podem realizar o sonho de ter uma festa de 15 anos. As estudantes devem apenas se destacarem durante o ano na escola, com boas notas e comportamento exemplar.

Professor Juvenal e aluna da 3ª Série "A" Dhara Karollyne representando o Tocantins na Semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa em Brasília. Foto: Divulgação
Professor Juvenal e a aluna Dhara Karollyne na Semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa em Brasília. Foto: Divulgação

 A aluna da 3ª Série “A”  do Colégio Anita, Dhara Karollyne e o professor Juvenal, (à esquerda) ficaram entre os 125 semifinalistas das 5 regiões brasileiras e representaram o Tocantins na Olimpíada de Língua Portuguesa em Brasília. Onde tiveram que debater um tema atual e presente em suas vidas: as redes sociais e a juventude. O ponto central da discussão foi: O intenso uso de redes sociais traz mais desvantagens do que vantagens para a juventude?

Eles não conseguiram chegar até as finais, mas, trouxeram além da medalha de semifinalista, uma bagagem extra de conhecimento.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro foi criado em 2002 e desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

10836215_312388725635400_1282962433_n
Foto: Divulgação

A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

É uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária,  a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *