Com o intuito de alfabetizar crianças de até oito anos e que cursem entre o primeiro e o terceiro ano do ensino fundamental, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) teve mais um evento de formação de
professores. Com o tema “Alfabetização Matemática”, o II Seminário Estadual do Pnaic iniciou as discussões nesta segunda-feira, 11, na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e reuniu professores, formadores e educadores
interessados na área.
O secretário de Estado da Educação, Adão Francisco de Oliveira, participou da abertura do evento e garantiu que o Governo do Estado vai investir na educação primária e garantir a formação e a valorização dos profissionais da educação. “Vamos trabalhar no sentido de garantir melhores resultados na alfabetização, afinal quanto mais o professor se capacita, mais exemplos positivos na alfabetização da criança nós teremos. E não podemos esquecer também do reconhecimento profissional e de melhores condições de trabalho da categoria”, disse.
Segundo a coordenadora do evento, Daniela Campos, durante o seminário serão apresentadas propostas de políticas de alfabetização, tendo em vista a discussão sobre a formação do professor alfabetizador no processo de aprendizagem das crianças. “Vamos discutir e apresentar os desafios enfrentados pelos educadores, a partir das constantes políticas educacionais voltadas para a alfabetização. Além disso, vamos acompanhar os relatos de experiências em alfabetização matemática do campo”, destaca.
Tocantins
No Estado, as formações do Pnaic iniciaram em 2013, na área de linguagens (alfabetização e letramento), tendo como instituição formadora a Universidade de Brasília (UnB), com a participação de 36 orientadores de estudos e 795 professores da rede estadual, beneficiando certa de 19 mil alunos.
Já em 2014, com o processo de municipalização dos primeiros anos do ensino fundamental, o número de professores alfabetizadores atendidos passou para 503 e de orientadores de estudos para 19, sendo beneficiados 11 mil alunos da 1ª a 3ª série do ensino fundamental. A instituição formadora passou a ser a Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Pnaic
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelo governo federal, Distrito Federal, dos estados e municípios, a fim de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade ao final do 3º ano do ensino fundamental. O Pacto inclui avaliações anuais, formação continuada de professores e distribuição de materiais didáticos. (Seduc)