PROFISSIONAIS DE SAÚDE SÃO QUALIFICADOS SOBRE VIGILÂNCIA NUTRICIONAL.

Curso visa ampliar e melhorar a assistência prestada a população. Foto: Heitor Iglesias
Curso visa ampliar e melhorar a assistência prestada a população. Foto: Heitor Iglesias

Profissionais de regiões de saúde do Estado foram capacitados nesta semana sobre ações de alimentação e nutrição. O curso foi realizado pelo Governo do Estado, de 07 a 10 de abril, no auditório do prédio do Ministério da Saúde. A capacitação qualificou profissionais dos municípios que compõem a Região de Saúde Capim Dourado, Cerrado Tocantins Araguaia, Cantão e Amor Perfeito.

A iniciativa objetiva melhorar a qualidade da assistência prestada a população, além de fortalecer ações de nutrição, principalmente, aos beneficiários do Programa Bolsa Família e população vulnerável, como crianças e gestantes. O curso é voltado para ações de alimentação e nutrição que são realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios do Estado.

Segundo a técnica da área de Nutrição da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Andressa Cabral, os profissionais puderam se qualificar com relação à vigilância nutricional, acompanhamento de peso, estado nutricional da população e identificar casos de desnutrição e obesidade, bem como questões relativas a vitamina A.

Presente no curso, Bruna Tavares Lopes, agente de saúde de Ipueiras, cidade localizada há 120 km da Capital, ressaltou a importância de adquirir mais conhecimento sobre alimentação e nutrição. “O que eu aprendi posso passar para outras pessoas e fazer a diferença”, disse.

Participaram do curso coordenadores da Atenção Básica, das ações de alimentação e nutrição, digitadores dos sistemas de informação municipal, além de técnicos da Sesau. (Luciana de Barros/Núcleo Saúde)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *