PROJETO DE MELHORIA GENÉTICA DO REBANHO TOCANTINENSE TERÁ DESTAQUE NA AGROTINS 2015

Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino. Foto: Juliano Ribeiro
Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino. Foto: Juliano Ribeiro

Para incentivar a melhoria da qualidade dos rebanhos do Estado, tanto para bovinos para produção de leite quanto de corte, será realizada uma série de eventos durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – Agrotins Brasil 2015. Os interessados no assunto poderão participar de palestras, cursos e dinâmicas práticas sobre o tema, que serão realizados no Pavilhão da Pecuária, no período de 5 a 9 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, saída para Porto Nacional.

A programação é uma parceria da Secretaria de desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e a empresa Clivar, especializada em reprodução bovina.

De acordo com a gerente de pecuária da Seagro, Érika Jardim, nesta edição da feira uma grande novidade será a apresentação do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino – o Pró–Génetica. “O Programa tem o objetivo de aumentar a produtividade, competitividade e sustentabilidade da atividade pecuária do país, incentivando pequenos produtores rurais a utilizar animais geneticamente superiores no cruzamento. Estamos trabalhando para que seja assinado, ainda este ano, um termo de compromisso com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), para que esta ferramenta seja implantada em todo Estado”, explica.

O melhoramento genético do rebanho tocantinense já é foco de ações do Governo do Estado, por meio da Seagro, através do projeto de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF), que este ano completa dez anos de existência. Pelo programa foram contemplados 63 municípios, atendido cerca de 800 produtores e realizados mais de 17 mil protocolos. Na Agrotins o visitante terá a oportunidade de conhecer as crias, já frutos deste programa.

Sistema IATF

O sistema de IATF é uma importante ferramenta de reprodução, baseada na sincronização da ovulação das vacas, o que permite que um grupo grande de animais seja inseminado no mesmo dia. Desta forma a prenhez é antecipada, o
que reduz o intervalo entre partos e aumenta o número total de bezerros nascidos, acelera o melhoramento genético pela utilização de sêmen de produtores geneticamente superiores entre outras vantagens.

Realização

A feira é promovida pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Seagro e vinculadas, Agência da Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Instituto de Terras do Tocantins (Itertins) e apoio de instituições financeiras e entidades de classe ligadas ao setor produtivo. (Jakelyne Monteiro –Núcleo Agricultura )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *