ATRAÇÕES CULTURAIS CHAMAM A ATENÇÃO DO PÚBLICO NO PAVILHÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR NA AGROTINS.

Foto: Divulgação/Delfino Miranda.
Foto: Divulgação/Delfino Miranda.

Centenas de pessoas têm assistido diariamente as diversas atrações culturais apresentadas no pavilhão da Agricultura Familiar. O local valoriza a cultura típica regional e cede espaço para as mais variadas manifestações culturais da agricultura familiar. Uma ação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), que faz parte da programação da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – Agrotins 2015.

De acordo com o gerente de administração da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Gilmar Severino Martins, nas apresentações dos grupos artísticos sempre florescem o trabalho cultural de cada região. “Isso enriquece e resgata a cultura deles e mostram a sua vivência a população em geral, que mesmo sabendo da história de vida das mesmas, passam a conhecer um pouco do que é feito pelos participantes”, disse.

Na tarde desta quinta-feira, 7, a apresentação ficou por conta dos Tambores-Ponto de Cultura Artefato de Ação Social Jesus de Nazaré. “Participo do grupo há sete anos e sentir o calor do público vibrando e admirando o nosso trabalho é muito compensador”, disse Mateus Silva Araújo, um dos participantes do projeto.

O gerente de eventos do Ruraltins, Ézio Silva, afirma que este ano o espaço da agricultura familiar foi aperfeiçoado para atender a demanda dos agricultores e dos visitantes. “O público tem vindo massivamente mais do que o esperado, a aceitação é muito grande, porque além deles aproveitarem as mostras de produtos artesanais e exposições de produtos alimentícios das associações e cooperativas, também curte o melhor da cultura tocantinense”, destacou.

Programação

Nesta sexta-feira, 8, entre as principais atrações está o grupo Maculelê-Dança Afrodescendente, da Escola Municipal, Horácio José Rodrigues e pela tarde o Sanfona (orquestra Amor Perfeito) da Escola de Tempo Integral Vila União e Genésio Tocantins. Já no sábado, quem se apresenta é Tambores do Ponto de Cultura, Artefato da Ação Social Jesus de Nazaré, e novamente Maculelê-Dança Afrodescendente da Escola Municipal Horácio José Rodrigues. Para aproveitar essas e outras atrações, visite o pavilhão da Agricultura familiar.

Realização

A feira é promovida pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Seagro e vinculadas, Agência da Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Instituto de Terras do Tocantins (Itertins) e apoio de instituições financeiras e entidades de classe ligadas ao setor produtivo. (Dinalva Martins/Núcleo Agricultura).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *