Outra moradora que também foi garantir que sua filha de apenas nove meses fosse imunizada contra a gripe foi Ivanilda Maria da Silva. “Trago minha filha pra evitar que ela pegue uma gripe e adoeça”, destacou.
Participando da abertura oficial, o secretário de estado da Saúde, Samuel Bonilha, reforçou a chamada para que o público alvo da campanha vá aos postos de vacinação e garanta a vacina. “Nós temos um público de mais 300 mil pessoas que devem ser imunizadas. Para as Unidades Básicas de Saúde essa ação já é o começo de uma prevenção, porque essas pessoas deixam de ir para a unidade quando pega um resfriado, por exemplo. Por isso, peço que as crianças, os idosos, a população indígena venha à unidade. São mais de 350 unidades que contam com as doses”, destacou.
A diretora de Vigilância em Saúde de Palmas, Renata Oliveira, ressaltou o trabalho dos profissionais que se empenham para garantir que o maior número de pessoas tome a vacina. “Em Palmas são 39.200 pessoas para serem imunizadas e com a ajuda de todos, com a busca ativa que é feita pelos profissionais, nós vamos conseguir atingir nossa meta. Aproveito para parabenizar toda a equipe que trabalha e agradecer ao Estado, porque nós trabalhamos juntos e em parceria vamos conseguir ter êxito”, disse.
A diretora de doenças transmissíveis e não-transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) ainda reforçou que o momento é de mobilização e que as vacinas vão estar disponíveis até dia 22 de maio.
Doses
Mais de 324.200 doses da vacina contra a influenza foram distribuídas entre os 139 municípios do Tocantins para atender a campanha deste ano. A expectativa é vacinar 324.168 pessoas no Tocantins.
A vacina é oferecida gratuitamente a idosos e grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde, sendo eles: crianças de seis meses e menores de cinco anos de idade; indígenas, a partir de seis meses de idade; gestantes; puérperas até o 45º dia após o parto; trabalhadores de saúde; adultos a partir de 60 anos; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; usuários portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais.
Influenza
No Tocantins, este ano, não foram confirmados casos de influenza. No ano passado, apenas três casos foram registrados em todo o Estado, que também não teve registro de óbitos por esta causa.
A influenza é uma doença viral febril, aguda, cujos sintomas incluem febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, dores musculares e perda de apetite. Também são comuns sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção sem evolução grave comumente apresenta sintomas por uma semana. (Sara Cardoso/Núcleo Saúde)