PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DO TOCANTINS SÃO HOMENAGEADOS.

Secretário Samuel Bonilha representou governador Marcelo Miranda na sessão e destacou a importância do exercício do cuidado prestado pelos profissionais
Secretário Samuel Bonilha representou governador Marcelo Miranda na sessão e destacou a importância do exercício do cuidado prestado pelos profissionais. Foto: Maradona/Núcleo Saúde

Secretário Samuel Bonilha representou governador Marcelo Miranda na sessão e destacou a importância do exercício do cuidado prestado pelos profissionais

A homenagem aos profissionais da Enfermagem, prestada durante sessão solene realizada nesta terça-feira (12) de abril, enfatizou a importância do exercício do cuidado prestado por milhares desses profissionais à população do Tocantins.

O secretário estadual de saúde, Samuel Bonilha, representou o governador Marcelo Miranda na sessão e lembrou a importância das atividades desenvolvidas pela categoria nos serviços de saúde do Estado. “É uma das profissões que nos deixa muito satisfeito, enquanto gestores, porque se o psicólogo ou o assistente social não está lá, o profissional de Enfermagem está do lado, ajudando a equipe de saúde e prestando sua assistência ao paciente e à família”, enfatizou Bonilha.

Atuando na rede estadual de saúde, são mais de 13 mil profissionais, sendo cerca de 6.500 deles profissionais de Enfermagem, conforme lembrou o secretário.

Homenagem

Pela relevância da sua atuação no Tocantins, foram homenageadas, com a entrega de uma réplica artesanal do símbolo na Enfermagem, as profissionais, Eloiza Helena Abrão Martins de Oliveira, Francislete Lira Fontes Tessaro, Juliana Maciel Pinto e Magdalena Akeni Rodrigues Carneiro.

“Essa homenagem não é bem a mim, mas a todas as pessoas que me deram instrumento para ser a profissional que sou hoje e aos colegas da Enfermagem, que me ajudaram a querer fazer coisas muito mais e melhor. O reconhecimento é extensivo a todas essas pessoas que nesses 20 anos têm me ajudado muito a cada dia”, ressaltou Juliana.

“A profissão que escolhi nunca me enriquecerá mas, em contrapartida, experimentamos o princípio da misericórdia, de nos colocar no lugar do outro todos os dias. Por isso, eu peço que, ao elaborarem leis inerentes a essa classe trabalhadora, um olhar cuidadoso, que, não podendo chamar de amor, deram-lhe o nome de enfermagem”, disse Franscilete na tribuna.

Além das homenageadas, participaram da sessão representantes do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-TO), Sindicato dos Profissionais de Enfermagem no Tocantins (Seet-TO), Federação Nacional dos Enfermeiros e de setores onde profissionais de saúde desempenham atividades, como Polícia Militar, Secretaria de Defesa e Proteção Social, entre outros. Servidores do Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR), Hospital Infantil de Palmas (HIP), Hospital Regional de Araguaína (HRA), Hospital Dom Orione e Hospital Geral de Palmas (HGP) também participaram da sessão.

Reconhecimento

Em reconhecimento à categoria, a deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP), autora do requerimento para realização da sessão, lembrou de exemplos de profissionais que se dedicam nos hospitais e que vão à zona rural atender a população. “É por isso que vamos estar aqui presentes para ajudar e colaborar por todas as causas”, enfatizou a deputada.

A deputada estadual Amália Santana (PT), que é técnica em Enfermagem de carreira, também prestou sua homenagem à categoria e enalteceu a dedicação de profissionais atuantes no Tocantins. Presidindo a sessão, a deputada estadual Luana Ribeiro (PR) lembrou também a relevância da conquista da redução da jornada de 40 para 30 horas semanais para os profissionais de Enfermagem. (Sesau)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *