Os cistos, ou quistos, de ovário são crescimentos anormais, com líquido no seu interior, que podem aparecer em um ou em ambos os ovários da mulher. Normalmente, os cistos de ovários são benignos, podendo por isso ser relativamente inofensivos. No entanto, você deve procurar aconselhamento médico para uma avaliação exata. Muitas vezes, os cistos de ovários são apenas descobertos durante um exame físico de rotina.
Os cistos de ovários podem aparecer mais frequentemente em mulheres ainda em idade fértil, e menos frequentes no período pós-menopausa.
Os cistos de ovário devem sempre ser monitorados porque na eventualidade de se tornarem demasiadamente grandes e romper, podem causar danos variados ao ovário e à sua saúde.
Opções naturais de tratamento de cisto de ovário pode ser uma forma mais saudável e sem recurso a cirurgia, permitindo que previna ou trate os cistos, podendo diminuir o seu tamanho ou os eliminando por completo
Reduzindo o Estrogênio
O excesso de estrogênio é considerado um dos principais responsáveis do desequilíbrio hormonal, causando uma ovulação desordenada. Deve por isso evitar a exposição a estrogênios e xeno estrogênios.
O Que Pode Causar Cistos nos Ovários?
Síndrome do ovário policístico
Desequilíbrio hormonal
Ciclos menstruais irregulares
Fumar
Obesidade
Menstruação precoce (11 anos ou mais jovens)
Certas interações com medicamentos utilizados no tratamento de infertilidade
Problemas de Tireoide
Interação com tamoxifeno, que costuma ser utilizado para tratamento de câncer de mama
Sintomas de Cisto de Ovário
A maioria das mulheres que têm cistos não experimenta qualquer tipo de sintomas, especialmente enquanto os cistos forem pequenos. De um modo geral, os sintomas são os seguintes:
Infertilidade
Dor pélvica, geralmente no lado onde o cisto está presente. A dor pode ser aguda, súbita intermitente. A dor pélvica também pode aparecer após a relação sexual ou exercício extenuante.
Ciclos menstruais irregulares.
Náuseas e vômitos, que podem geralmente acontecer depois de um quisto romper.
Dor vaginal com sangramento irregular.
Sensação de pressão e/ou distensão abdominal ou sensação de pressão no abdômen ao urinar.
Tratamento Natural
1 ) Reduzindo o Estrogênio
O excesso de estrogênio é considerado um dos principais responsáveis do desequilíbrio hormonal, causando uma ovulação desordenada. Deve por isso evitar a exposição a estrogênios e xeno estrogênios.
Evite ou elimine a soja e alimentos derivados de soja da sua dieta.
Prefira consumir carne e laticínio orgânico.
Evite ou elimine as comidas colocadas em plástico e aquecidas no micro-ondas ou outra fonte de calor.
Evite ou elimine o consumo de água em garrafas de plástico.
Evite óleo mineral.
Evite ou elimine produtos de cuidados da pele com perabens.
Utilize sabonetes, detergentes e produtos de higiene naturais ou orgânicos.
Síndrome dos Ovários Policísticos – SOP
Ovários Policísticos” ou micropolicísticos é a presença de vários cistos (“bolinhas de líquido”), de pequenas dimensões (menores que 9 milímetros), dispersos na parte de fora do ovário. A síndrome é quando, além dessa alteração ovariana, também observamos uma menstruação que demora a vir, geralmente atrasando mais do que 35 dias, e algumas características físicas ou laboratoriais mais relacionadas aos hormônios “masculinos”.
Esses pequenos cistos não provocam dor. A não ser que o ovário esteja muito grande, podendo inclusive torcer. Mas esse é um evento muito raro.
O que acontece é que com esses cistos dispersos pelo ovário há uma maior concentração sanguínea de uma substância chamada Sulfato de Dehidroepiandrostenediona (DHEA-S) e/ou do hormônio testosterona. E essa condição é a grande responsável pelas características clínicas das pacientes com SOP. Essas características são: aumento da distribuição de pelos na face, nas costas, no tronco, nos membros ou na região pubiana; ou, aumento da oleosidade da pele que pode ocasionar acne com maior frequência; e queda de cabelo (alopecia).
Além disso ovário apresenta uma resistência aos comandos enviados a ele pela glândula mestra do corpo, a hipófise. E, quando normalmente ele deveria transformar um folículo microscópico em um folículo maior, com um futuro óvulo em seu interior, isso não ocorre ou ocorre raramente. E por essa razão há uma maior dificuldade em se conseguir a gravidez.
No entanto, a SOP traz algumas preocupações adicionais: Observa-se uma relação muito próxima com a obesidade (centrípeta), com o “pré-diabetes” e o diabetes mellitus tipo 2, e com o desenvolvimento de doença cardiovascular ateroesclerótica. Com tudo isso é possível que as pacientes com SOP tenham uma maior predisposição a eventos cardiovasculares e metabólicos.
A obesidade chega a estar presente em até 70% das pacientes, chegando a ser considerada como variante do processo que predispõe à síndrome.
Antes de definirmos o diagnóstico é importante excluirmos algumas doenças até mais sérias que a SOP, que poderiam cursar com uma apresentação clínica muito semelhante. São elas: tireoidopatias, tumores produtores de androgênio, hiperprolactinemia, e hiperplasia adrenal congênita. E isso é feito por meio da dosagem de alguns hormônios no sangue.
2) Aumentando os Níveis de Progesterona e Equilibrando os Hormônios
Quando o seu organismo tem excesso de estrogênio, isso também significa que você tem deficiência de progesterona também. Equilibrar o seu níveis de estrogênio e progesterona, é uma opção de tratamento e prevenção natural que ajudar a reduzir os cistos ovarianos e reduzir as chances de eles ocorram no futuro. A utilização de comprimidos ou cremes de progesterona natural ajudam a aumentar os níveis de progesterona no seu corpo.
POR Nelson Personal FitnessTreinamento Customizado CREF 000733 G/TO
Especialista na Empresa Gallo Personal System
Esp. em Nutrição Esportiva
Esp. em Fisiologia do Exercicio ,Biomecânica e Personal na Laboro /Estácio
Professor Capacitado em Treinamento CORE 360 Treinamento Funcional
Personal Trainer capacitado pelos professores e Doutores José Carlos Gallo e André Fernandes II
Professor Capacitado em Pilates
fonte:
http:/remediosnaturais.info/mulher/cisto-de-ovario
http://www.josevitorzanardi.com.br/index.php?link=artigo_completo&id=5