PREFEITOS E SECRETÁRIOS DE SAÚDE INICIAM UMA PARCERIA PARA ABRIR UMA UPA NA REGIÃO SUL.

Foto: Os prefeitos de Crixás-TO Gean do Abdon, de Aliança Ze Piqui e de Oliveira de Fátima Geziel OIiveira, além de secretários e 1° dama Tatiane Mendes.
Foto: Os prefeitos de Crixás-TO Gean do Abdon, de Aliança Zé Pequi e de Oliveira de Fátima Geziel Oliveira, e secretários Foto: Divulgação.

A sexta feira do dia 29 de maio de 2015, será uma data que entrará para a história da Região Sul do estado do Tocantins.
O Município de Crixás do Tocantins, pequena cidade de 1.600 habitantes, foi sede de uma reunião que versou sobre assunto de grande importância para os moradores deste e municípios circunvizinhos.

Crixás do Tocantins, por meio de parceria com o Governo Federal, construiu uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA. Contudo, em razão de fatores administrativos e, principalmente, financeiro, a obra, por anos, não cumpriu sua finalidade, pois, o valor recebido do Governo Federal abrangia somente a construção da estrutura física.
As autoridades do Município sempre estiveram empenhadas para dar funcionalidade à UPA, porém, não obtiveram êxito, em razão do elevado custo para aquisição de equipamentos e manutenção da mesma.

Recentemente, atual administração, face às inúmeras intervenções, para que a obra alcance sua finalidade, conseguiu do Governo Federal, recurso para a aquisição de equipamentos e manutenção da mesma. Ocorre que, esse recurso consegue custear parcialmente as despesas, demandando, dessa forma, mais investimento.

O Prefeito Municipal juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, sensíveis ao problema, enxergaram na formação de um consórcio, com os municípios vizinhos, a possibilidade de resolução do problema e em consequência melhoria da saúde na região.
Foi realizada uma reunião e estavam presentes, além dos anfitriões, Gean do Abdon e sua esposa, primeira dama Tatiane, a secretária municipal de saúde, Angélica Pereira, o prefeito de Aliança do Tocantins, José Rodrigues, ( Zé Pequi), juntamente com o secretário municipal de saúde, Marcus Paulo Dias, prefeito Arthur Maia de Santa Rita -TO e o prefeito municipal de Oliveira de Fátima Geziel dos Santos, e coordenadores.

Na ocasião foram debatidos  assuntos inerentes à saúde, mas, o foco principal foi a formação de um consórcio entre os presentes, inclusive com a participação do Governo Estadual, em que todos, em contrapartida aos atendimento em saúde aos cidadãos de seus municípios, se obrigariam a repassar ao município de Crixás determinado valor por mês e a cessão de profissionais da saúde, ou seja, criar-se-ia um polo de qualidade para atendimento dos usuários do SUS dos municípios de Crixás, Aliança do Tocantins, Santa Rita e Oliveira de Fátima.

Nas palavras da secretária municipal de Saúde de Crixás-TO, Angélica Pereira “ Foi o primeiro ponta pé para que nossa UPA seja inaugurada. O município não tem condições de manter tal obra com recursos próprio, portanto, essa parceria será de suma importância para todos”, revelou a secretária.

Já Marcus Paulo Dias, revela que” Foi de suma importância essa ato que realizamos. A reunião foi enriquecedora , estaremos sempre apoiando ações que beneficiam a comunidade. A UPA vai ser fundamental para que possamos resolver situações de saúde que, em nossos municípios, ficamos sem condições de realizar. ”

Dessa forma, imbuídos no mesmo objetivo, construção de um sistema de saúde com mais qualidade, posto que é dever, principalmente, do governo e entes federados, cobrar ou implantar efetivamente diretrizes e estratégias políticas para que se tenha um SUS que atenda dignamente o cidadão, os gestores traçaram metas, com potencial para solução do problema, ou seja, inauguração da UPA de Crixás – TO e oferecer serviços de saúde com qualidade à população da região.
Como disse o prefeito de Oliveira de Fátima“ estamos escrevendo um nova história na saúde de nossa região”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *