Na sessão desta terça-feira, 30, os deputados estaduais que não comparecerem à Assembleia Legislativa (AL) foram vaiados pelos servidores estaduais que se encontravam nas galerias para acompanhar a votação da Lei do IGEPREV. As vaias aconteceram quando o deputado José Geraldo anunciou a suspensão dos trabalhos por falta de quórum.
Dentre os 24 deputados tocantinenses, apenas 07 compareceram à sessão plenária na Assembleia Legislativa que tinha como pauta principal a votação da Lei do IGEPREV. Estiveram os presentes os deputados: Amália Santana, Eli Borges, José Geraldo; José Roberto; Raimundo Moreira, Ricardo Ayres e Sargento Aragão.
José Geraldo, que presidia os trabalhos, ao anunciar a suspensão dos trabalhos por falta de quórum, presenciou, ao lado dos outros deputados, uma “onda” de vaias promovidas pelos servidores públicos estaduais que acompanhavam a votação da Lei e se indignaram com o anúncio. Segundo os servidores as vaias evidenciam a indignação destes para com os deputados que não compareceram à reunião.
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO), Cleiton Pinheiro afirma que: “A ausência dos deputados nas derradeiras sessões demonstra, mais uma vez, a falta de compromisso e o desrespeito deles para com os servidores públicos”, afirma o presidente do SISEPE-TO.
Cleiton Pinheiro atribui a falta dos deputados ao Governo que, segundo ele, desmobilizou a base governista na Assembleia para que a Lei do IGEPREV, que garante maior autonomia ao Instituto, não fosse aprovada.
Os servidores prometem retornar à Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 1º de outubro para continuar pressionando os deputados a comparecerem às sessões e votarem os projetos. (Assessoria de Comunicação SISEPE-TO, Antonio da Luz).