TOCANTINS: 102 PREFEITURAS ESTÃO PROIBIDAS DE FAZEREM CONVÊNIOS.

CAUC

 

A lista negra foi divulgada, dos 139 municípios do estado do Tocantins, 102 estão impedidos de firmar convênios e receber recursos do governo federal por estarem irregulares no CAUC (Serviço Auxiliar de Informações para Transferências  Voluntárias). O número é assustador, 73,4% dos municípios estão nessa situação.

O prejuízo é grande para os municípios que estão com essa pendência, além de não firmar os convênios, as transferências voluntárias da União ficam impedidas, e o problema vai além, as emendas enviadas pelos parlamentares federais , muitas vezes são devolvidas devido as prefeituras estarem inadimplentes com o Cauc.

Segundo a maioria dos prefeitos, vem das administrações anteriores que deixaram chegar a tal situação, a exemplo da Prefeitura Municipal de Axixá do Tocantins; o município está com nove pendências no Cauc, e o prefeito Auri W. Ribeiro Jorge (DS), revelou que está solucionando esse problema.

Para o presidente da ATM, o prefeito de Brasilândia do Tocantins, (sem partido), revelou em entrevista que as prefeituras precisam de mais recursos, “ isso é mais uma desoneração de impostos que levam os gestores a não cumprir com as obrigações exigidas pelo governo federal diante disso cai na inadimplência do Cauc.”

Dos 139 municípios apenas 37 prefeituras estão legalizadas dentro das normas do Cauc, e uma delas é a Prefeitura Municipal de Aliança, que segundo o prefeito José Rodrigues da Silva, mais conhecido como Zé Piqui (PT), isso se deve ao trabalho de toda equipe e do compromisso da gestão de manter em dias as solicitações dos órgãos estadual e federal, revelou o prefeito.

Apesar de todas as explicações é visível a preocupação para um estado que contém um índice tão grande de inadimplência para com o governo federal. Sem dúvida os que mais sofrem são os moradores dessas cidades que ficam sem receber as verbas que seriam destinadas para o desenvolvimento do seu município.

Veja a relação das Prefeituras Abaixo.

Abreulândia, Aguiarnópolis, Almas, Ananás, Angico,  Aragominas, Araguacema, Arrais, Augustínopolis, Aurora, Axixá, Barbaçulância, Barra do Ouro, Barrolândia, Bernardo Sayão, Bom Jesus, Buriti, Chachoeira, Carmolândia, Carrasco Bonito, Caseara, Centenário, Chapada de  Natividade, Colinas, Combinado, Conceição, Crixás do Tocantins, Cristilândia, Dianópolis, Divinópolis, Dueré, Esperantina, Fátima, Formoso, Fortaleza do Taboção, Goatíns, Guaraí, Gurupi,  Itaguatins, Itapirantins, Itaporã, Itacajá, Jaú, Lagoa da Confusão, Lagoa da Conceição, Lazeado, Lizarda, Luzinópolis, Marianópolis, Materos, Maurilândia, Miracema, Miranorte, Monte do Carmo, Monte Santo do Tocantins, Muricilândia, Natividade, Nova Olinda, Novo Jardim, Oliveira de Fátima, Palmeirantes, Palmeiras do Tocantins, Paraíso, Paranã, Pau D’arco, Peixe,  Piquizeiro, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Alegre, Porto Nacional,Praia Norte, Presidente Kenedy, Recursolândia, Riachinho, Rio da Conceição, Rios dos Bois, Rio Sono, Sampaio, Sandolândia, Santa Fé do Araguaía, Santa Tereza do Tocantins, Santa Teresinha do Tocantins, São Bento, São Miguel, São Salvador, São Sebastião, São Valério, Silvanópolis, Sucupira, Taguatinga, Taipas, Talismã, Tocantínia, Tupirama e Xambioá.

 

Um comentário em “TOCANTINS: 102 PREFEITURAS ESTÃO PROIBIDAS DE FAZEREM CONVÊNIOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *