O debate realizado pela TV Anhanguera no último dia 30 mobilizou os tocantinenses e representou um importante momento nas eleições de 2014 no Tocantins por ser mais uma expressão da democracia e contribuir com o voto consciente através da informação.
A mediadora Graziela Azevedo conduziu o debate que foi dividido em quatro blocos, sendo que no primeiro e no terceiro, os candidatos fizeram perguntas a outros com tema livre. Nesses blocos, entre os temas mais debatidos estiveram a corrupção, educação, o aumento da dívida do Igeprev, o episódio do avião apreendido pela polícia em Goiás com dinheiro e santinhos, e a demissão dos servidores comissionados em uma possível mudança de governo.
No segundo e no quarto bloco, os candidatos fizeram perguntas com temas determinados após sorteio. Os candidatos não puderam responder mais de duas vezes por bloco. Investimentos em geração de energia alternativa, a valorização do professor e do agronegócio do estado, o nepotismo e os benefícios pessoais em escolas, saneamento, sistema penitenciário, segurança e transporte públicos, saúde e habitação foram discutidos pelos candidatos ao governo do Tocantins.
Cada candidato de acordo com a metodologia do debate apresentou as possíveis soluções e propostas para os problemas do Estado. De maneira geral, Sandoval Cardoso (SD) e Marcelo Miranda (PMDB) foram os candidatos mais escolhidos para responderem perguntas, duas vezes cada um, o que significa o limite por candidato em cada bloco. Ao final do debate cada um dos participantes teve um minuto para fazer suas considerações finais.
Confira a mais recente pesquisa sobre a corrida ao Palácio do Araguaia abaixo:
http://aliancanews.org/marcelo-segue-liderando-a-disputa-para-o-governo-do-tocantins/