Seagro reforça ações para implantar Serviço de Inspeção Municipal em municípios tocantinenses.

Foto Delfino Miranda (8)
Foto: Delfino Miranda/Seagro

As ações de incentivo ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM) desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento da gricultura e Pecuária (Seagro) estão sendo reforçadas nos municípios tocantinenses. Nesta quarta-feira (10), no auditório da Secretaria iniciou mais uma etapa das atividades de treinamento para inspetores sanitários de 15 municípios que aderiram ao SIM. As próximas capacitações acontecem nos dias 18 e 25 deste mês.

A meta é capacitar os inspetores dos 56 municípios que aderiram ao SIM. Nesta etapa os participantes conhecem “in loco” as fases de funcionamento para implantação, a legislação e decreto de execução do SIM. “A intenção garantir a população um produto de origem animal de qualidade, agregando valores. A expectativa também é atender os programas governamentais de aquisição de alimentos como, o Compra Direta e Merenda Escolar, que exigem produtos certificados”, argumentou a engenheira de Alimentos da Seagro, Verônica Gonçalves da Silva França.

Para o médico veterinário e inspetor de Pedro Afonso, Lourival Silveira Couto, participante da capacitação, a implantação do SIM nos municípios é de extrema importância para o desenvolvimento sócio econômico. “A agricultura e pecuária são à base da economia do município, e a implantação deste programa reforça o incentivo a agroindústria para geração de negócios para pequenos produtores”, disse.

Segundo semestre

No segundo semestre deste ano inicia uma nova etapa do programa de inspeção. O treinamento estará voltado para informações sobre Boas Práticas de Fabricação (produção) dos produtos de origem animal, ou seja, matéria prima agropecuária como carne do porco, bovina, aves, peixe, ovos, dentre outros.

A implantação do SIM no Tocantins iniciou em 2011, a expectativa para este ano é alcançar adesão de 71 municípios ao SIM, em todo Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *