Fonte: Cleber Toledo
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luiz Fux, em decisão monocrática publicada no nessa terça-feira, 30, manteve o indeferimento do registro de candidatura ao governo do Estado do advogado Luis Cláudio (PRTB). O magistrado concordou com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que rejeitou o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (Drap) da legenda, que pedia a suspensão das candidaturas anteriores a intervenção.
O PRTB nacional promoveu uma intervenção na comissão provisória do partido no Tocantins no dia 1º de julho, tirando o comando da legenda do empresário João Ribeiro Júnior, candidato a deputado estadual pela coligação “A Mudança que a Gente Vê”, e lançou o nome de Luís Cláudio para disputar o governo do Estado. Porém, no dia 4 de agosto o TRE rejeitou o Drap apresentado pelos interventores por julgar o registro de candidatura intempestivo, pois fora realizado fora do prazo. Em outra decisão, a Justiça Eleitoral ainda redistribuir o tempo de rádio e televisão da sigla.
Com a confirmação do indeferimento das candidaturas da comissão interventora por Luiz Fux, o nome de Luis Cláudio e de sua vice Odethe Catumbia não devem aparecer nas urnas no dia 5 de outubro. Assim, o Tocantins passa a ter cinco candidatos ao Palácio Araguaia, o governador Sandoval Cardoso (SD), o ex-governador Marcelo Miranda (PMDB), o senador Ataídes Oliveira (Pros), a advogada Eula Angelim (Psol) e o bancário Calos Potengy (PCB).
Luiz Cláudio ainda chegou a participar do último debate entre os candidatos na noite dessa terça, na TV Anhanguera.
Frustração
Em nota à imprensa, Luís Claudio disse respeitar a decisão do TSE e agradeceu o apoio dos amigos, familiares e simpatizantes da campanha. “Ajudaram e colaboraram, decisivamente, para que as nossas boas propostas pudessem chegar a todos os quatro cantos do nosso Estado”, afirmou o advogado.
O ex-candidato ao Palácio Araguaia revelou que saiu da disputa eleitoral “com uma ponta de frustração”, porém, diz ter o sentimento de “missão cumprida”. “Plantei uma semente que, espero, possa crescer, florescer e dar frutos fortes e saudáveis, que ajudem o nosso querido Tocantins a ser o estado dos nossos sonhos e realizações”, afirmou. Por fim, Luís Claudio ainda deseja sorte aos candidatos e eleitores
Confira a íntegra da nota de Luís Claudio:
“NOTA
Infelizmente, na noite desta terça-feira (30), o Tribunal Superior Eleitoral publicou a decisão que confirmou o indeferimento do registro da minha candidatura ao cargo de governador do Tocantins, por intempestividade (registro feito fora do prazo legal).
Respeito e acato a decisão da nossa suprema corte eleitoral, não, sem antes, agradecer ao apoio da minha família, dos amigos e simpatizantes, que me ajudaram e colaboraram, decisivamente, para que as nossas boas propostas pudessem chegar a todos os quatro cantos do nosso estado.
Saio da disputa com uma ponta de frustração, por não ter o meu nome nas urnas, no próximo dia 5 de outubro, mas com o sentimento de missão cumprida.
Plantei uma semente que, espero, possa crescer, florescer e dar frutos fortes e saudáveis, que ajudem o nosso querido Tocantins a ser o estado dos nossos sonhos e realizações.
Aos eleitores que manifestaram a intenção de votar em mim, meu muito obrigado, e peço que reflitam, avaliem as melhores propostas e saibam fazer a escolha mais certa na hora de votar.
Boa sorte a todos os candidatos e eleitores.
LUÍS CLÁUDIO BARBOSA”