Irajá Abreu pleiteia junto ao Ministro da Pesca que copa do mundo de pesca esportiva seja realizada em Palmas.

Irajá Abreu pleiteia junto ao Ministro da Pesca que copa do mundo de pesca esportiva seja realizada em Palmas
Foto: Reprodução

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, (17), na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural a audiência pública, com o ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, para debater as estratégias do governo federal para esses setores.

Durante a audiência pública o presidente da Comissão, deputado federal Irajá Abreu (PSD-TO) solicitou ao ministro para que a primeira copa de mundo de pesca de esportiva que acontecerá em 2016 no Brasil, seja realizada na cidade de Palmas.

 

  • Para o deputado Irajá a cidade de Palmas tem ótimas condições para realizar o evento, além de estar localizada no centro do país, tem condições espetaculares para prática da pesca.

Para o deputado Irajá a cidade de Palmas tem ótimas condições para realizar o evento, além de estar localizada no centro do país, tem condições espetaculares para prática da pesca. O lago de Palmas possui aproximadamente 180 Km de extensão, tem águas limpas e uma grande quantidade e variedade de peixes. “Não tenho dúvidas que Palmas oferece condições propícias para um evento desse porte, é uma capital acolhedora e próspera que possui uma riqueza natural diversificada e de transição entre o cerrado e a região amazônica”.

O ministro Heuler Barbalho, destacou na apresentação, dados sobre a pesca e aquicultura no país. Esclareceu ainda, que deve ocorrer um avanço no setor até 2020. Disse, que a Amazônia tem uma produção média de 765 mil toneladas de pescado em 2013 e até 2020 há  previsão de 1 milhão de toneladas. De acordo com dados da palestra, a produção nacional de pesca aquicultura hoje é de 48,9% de produção aquícola e de 51,1% de atividade pesqueira, ou seja, extrativista.

Barbalho entende que, mesmo que os números acima sejam extremamente positivos, ainda há muito o que se avançar no setor. “Precisamos aprimorar o registro geral de pescadores e vamos implementar o 0800 para a classe pesqueira, tirando dúvidas e prestando esclarecimentos”.
O ministro, solicitou a Comissão, o pedido de aprovação do PL 1151/2015, que trata da suspensão da cobrança da Contribuição para o PIS/PASEP e da CONFINS sobre as rações para peixes e os insumos destinados às suas preparações, e para conceder crédito presumido das contribuições à pessoa jurídica exportadora de pescados em relação aos insumos e rações adquiridos no mercado interno.

Demonstrando agilidade na condução dos trabalhos da comissão da agricultura, Irajá informou ao ministro que o PL 1151/15 já havia sido votado e aprovado sem ressalvas na semana passada em sessão da Comissão da Agricultura, seguindo agora para a Comissão das Finanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *