O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, apresentou nesta quarta-feira (1º) os equipamentos de inspeção eletrônica, que servirão para abastecer as penitenciárias do Brasil. A apresentação ocorreu durante a 3ª Reunião entre o Dpartamento Penitenciário -Depen e Conselho Nacional de Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej), no Salão Negro do Ministério da Justiça.
A ação ocorrerá durante o ano de 2015 e serão entregues 121 esteiras de Raios-X, 564 detectores de metal portal, 2.614 detectores de metal manual e 1.120 detectores de metal banqueta. Haverá três etapas: a primeira no mês de agosto; a segunda, em outubro; e a terceira, em novembro. O Governo Federal investiu um total de R$ 17 milhões.
Os aparelhos adquiridos pelo Depen serão doados aos Estados e ao Distrito Federal sem qualquer ônus. O intuito é ajudar os estabelecimentos prisionais a manter a segurança, evitar que entrem aparelhos celulares, armas, drogas e outros; assim, como humanizar a revista dos visitantes, evitando a revista vexatória.
Os equipamentos foram obtidos de forma direta pelo Depen. A prática, iniciada em 2011, tem como características a uniformização e estabelecimento de um padrão de qualidade técnica dos itens; o estudo de necessidade e viabilidade acentuados com a identificação de produtos aptos para o emprego específico no case prisional; a celeridade no processo de aquisição e distribuição; a ausência de ônus para o beneficiado; maior possibilidade de procedimentos de controle e transparência; a possibilidade das unidades da federação e outros órgãos, por meio de recursos próprios realizarem a aquisição por meio de adesão; e a economicidade em razão da compra em escala.
A compra dos aparelhos de inspeção eletrônica teve uma economia de cerca de 26%, do valor inicialmente cotado. Para os itens detectores de metal banqueta e esteiras de Raio-X, a redução foi de 61,84% e 32,82%, respectivamente.
Sistema de Inspeção de Bagagens por Raio-X – Equipamento de alta tecnologia para inspeção de volumes e objetos. Recursos avançados para detecção de drogas, explosivos, chips de celular e armas. Sistema de identificação de diferentes tipos de matérias através do número atômico. Funções de treinamento do operador com banco de imagens de diversos tipos de ameaças.
Portal Detector de Metais – O portal detector de metal possui sensibilidade personalizável em oito zonas de detecção para maior adequação a diversos padrões de segurança. Além de ampla gama de objetos metálicos, é capaz de detectar pequenas lâminas de material ferroso e não ferroso em diversas orientações.
Banqueta de Inspeção – O detector de metais tipo banqueta é um inspetor totalmente micro processado. É utilizado para inspeção pessoal com a finalidade de detectar objetos metálicos na região pélvica. A detecção ocorre ao sentar na sua base, sem necessidade de desnudamento.
Detector de Metal Manual – O detector de metal manual possui alta sensibilidade, sendo capaz de detectar pequenos objetos metálicos, lâminas e material não-ferroso.