Por Edson Fonseca. /AN.
O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. Apesar de passar despercebidos, é importante ressaltar que o idoso tem um papel importante em todas as sociedades.
A cada ano o número e a proporção de idosos cresce rapidamente, segundo informações da ONU, Em 2050, a população mundial de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a um total de dois bilhões. Diante disso e precisa uma visão diferente, em todos os aspectos. Esse aumento da pessoa idosa, multiplica-se os desafios, em todos os seguimentos da vida social.
Abraçando a causa, o município por meio da Secretária Municipal de Saúde, representada pelas profissionais, Liliane Abreu ( Enfermeira Coordenadora /Saúde da Família -01) e Lucineide Costa Faria ( Lú), ( Enfermeira e Gerente de Vigilância e Saúde). Seguindo as orientações da Secretária Estadual de Saúde do Estado, realizou no último dia 15 de Junho de 2015, diversas atividades para comemorar o DIA MUNDIAL DE CONSCIÊNCIA DA VIOLÊNCIA CONTRA PESSOA IDOSA, em Aliança do Tocantins.
O Resultado foi um sucesso, todos abraçaram a causa, mostrando a importância para com essa realização. Segundo Liliane Abreu, “ Nosso trabalho não visa somente a data 15 de Junho, mais em todos os dias estamos introduzindo na comunidade a importância do respeito, valorização, e além de romper esse pacto com o silêncio e mostrar o quanto eles precisam ser valorizados , além do mais, contribuem muito com o desenvolvimento da nossa comunidade com suas experiências, revelou a profissional Liliane.
O evento teve total apoio do Secretário Municipal Marcus Paulo Dias que abraçou a causa, juntamente com toda equipe de saúde. Um dos objetivos principal dessa campanha é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal. A violência contra os idosos deve ser entendida como uma grave violação aos Direitos Humanos.
Pensando nisso, a cidade de Aliança do Tocantins, já saiu na frente, o trabalho foi um sucesso, todos abraçaram a causa e segundo a organização, a intenção e sempre lembrar a data como foi realizada esse ano, fazendo mobilizações e diversas atividades. Mas, o importante mesmo e nunca deixar a comunidade esquecer no dia a dia, que os idosos tem seu valor e sua contribuição, só assim todos saberão viver com dignidade e respeito.
Fotos: Divulgação