Documentação apresentada alterava a idade dos animais. ADAPEC E SEFAZ foram acionadas. Objetivo poderia ser a sonegação de impostos.
A Polícia Rodoviária Federal apreendeu na manhã da última quarta-feira (22), por volta das 8h, na Unidade Operacional da PRF em Gurupi/TO, um autocarga SCANIA/R 440 A4X2, placas do Tocantins, carregada com 60 animais do tipo bovino macho.
A documentação fiscal e Guia de Trânsito de Animais – GTA apresentadas constavam animais com idade entre 13 a 24 meses. Os agentes da PRF suspeitaram que a idade dos animais era muito superior ao que constavam na documentação. Imediatamente foi acionada a Agencia de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins – ADAPEC, confirmando que a idade constante na documentação não condizia com a verdadeira idade dos animais. A idade real seria de 25 a 36 meses.
Foi acionada também a Secretaria da Fazenda do Estado do Tocantins – SEFAZ/TO, uma vez que, com a possível fraude, caracterizava também crime contra a ordem tributária.
O proprietário dos animais foi multado pela ADAPEC em R$ 2.553,60 por prestar falsas informações. Foi também multado pela SEFAZ/TO em mais de R$ 9.300,00 para regularização tributária da carga.
Os animais foram recolhidos a um espaço de leilão de gado no município de Gurupi/TO, até a regularização dos tributos devidos. A carga viva saiu de uma fazenda no município de Santa Rita do Tocantins e o destino seria uma fazenda em Araguaçu/TO.