O Tocantins esperou passar seis edições do Jogos Pan-Americano, contando a partir de 1991, para ter um representante no Pan. O estado de 26 anos nunca havia sido representado antes nos jogos e isso só foi possível este ano em Toronto, no Canadá, com a canoísta Edileia Matos. A atleta de Porto Nacional, cidade a cerca de 60 km da capital, participou pela primeira vez e conquistou um resultado inédito. Ficou em quinto lugar ao fazer um tempo de 46s074 na categoria K-1 200m.
Resultados Canoagem K-1 200m
(Foto: Reprodução/Toronto2015)
(Foto: Reprodução/Toronto2015)
Na tentativa de encontrar nomes tocantinense nas edições de 1991 até 2011, o GloboEsporte.com pesquisou e comprovou que apenas um atleta nascido em solo tocantinense participou dos jogos, porém, representando o estado de Roraima, na edição de 2011, em Guadalajara.
Alison Feitosa que nasceu em Sítio Novo (TO) e se mudou para Boa Vista (RR) aos seis anos. Ele faturou a medalha de ouro junto com a seleção brasileira de atletismo na modalidade 4×100 com um tempo de 38 segundos e 18 centésimos.
Assim, Edileia Matos foi a primeira atleta a ir em um Pan representando o Tocantins. Ela é fruto do projeto da Associação de Canoagem de Porto Nacional (ACPN). No Pan-americano deste ano, Edileia conquistou o quinto lugar em duas categorias, no k-1 200m (individual) e no K-4 500m remando com Ana Paula Vergutz, Ariela Cesar Pinto e Mariane dos Santos.
*Edson Reis, estágiário, sob supervisão de Vilma Nascimento