A cidade de Aliança do Tocantins, viveu um dia especial em sua história política, nesta manhã, 03 de Agosto de 2015, aconteceu o Seminário Nacional da Cadeia Produtiva da Ovinocultura.
O evento contou com a presença ilustre da ministra Kátia Abreu além dos especialistas da Ezalq/CEPEA Rildo Esperancini Moreira e Gabriela Garcia Ribeiro, Drª Cristiane Otto Sá, da Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Sergipe, e Idalécio Pacífico da Silva, do Ruraltins.
A sede social do município ficou pequena para tanta gente, aproximadamente duas mil pessoas estiveram presentes, diversas autoridades e lideranças marcaram presença, além dos produtores e criadores. Dentre os convidados estavam o senador Donizeti (PT), dos prefeitos de Paraíso Moisés Avelino (PMDB), Laurez Moreira de Gurupi e José Pequi (PT) de Aliança do Tocantins; o presidente do TCE, Manoel Pires; e o superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Antonio Hennemann; o superintendente da FAET; Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Pedro Ferreira; e, representando o Governador Marcelo Miranda, estava o Secretário da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros, além de deputados e prefeitos das cidades vizinhas.
O primeiro ato da ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) foi lançar a pedra fundamental do Frigorífico de Pequenos Animais, no Complexo Agroindustrial de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Cadeia Produtiva de Ovinocultura do Matopiba (região formada por partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
A planta frigorífica vai absorver a produção de ovinos e caprinos local e será construída com recursos de uma emenda parlamentar de autoria de Kátia Abreu em 2013, quando exercia o mandato de senadora pelo Tocantins. A verba também vai garantir a construção de uma fábrica de ração.
O Prefeito Municipal Jose Rodrigues da Silva (PT) mais conhecido como Ze Piqui, não escondia alegria e a emoção perante os participantes do envento, “ Hoje é um dia muito especial para cidade de Aliança, quero saudar todos os presidentes das câmaras municipais em nome do vereador presidente Deyller Fernandes, todos os prefeitos em nome do prefeito Laurez de Gurupi, todos os vice prefeitos em nome da minha vice prefeita Sara Cristina, em nome de todos os Sindicatos Rurais, comprimento o presidente Marcelo Borges de Aliança, a polícia militar em nome da Ten. Gilvânia Barros Camarço (1º Tenente da Policita Militar de Aliança do Tocantins), em nome dos deputados, Wanderley Barbosa e Toinho Andrade comprimento todos os deputados presentes…Estamos recebemos a nossa amiga e companheira ministra Kátia Abreu que vem trabalhando muito para com nosso município e nosso estado. Agradeço a todos os presentes e quero dizer que nossa cidade está dano um salto para o sucesso. Agradeço o apoio de todos os parceiros, Faet, Sebrae, Senac, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco da Amazônia, que vem dando apoio para nosso município.A ministra Kátia Abreu está em sua casa, pois Aliança do Tocantins tem recebido vários benefícios, juntamente com seu filho Irajá Abreu, tem sido um parceiro em todos os momentos. Não temos dúvida de que esse empreendimento será o começo de muitas coisas boas que virão para o nosso município, porque temos à frente desse projeto nossa senadora e ministra que olha para este Estado”, afirmou o prefeito de Aliança do Tocantins, Ze Piqui.
Em seu discurso, a ministra foi firme e mostrou o quanto o empreendimento irá fortalecer o estado a cidade de Aliança do Tocantins. A ministra citou que os Bancos do Brasil, Amazônia e Caixa Econômica dispõem de linhas de créditos para os produtores e eles ainda receberão qualificação técnica gratuita no período de dois anos.
“Vamos dar 200 horas de qualificação profissional, sendo 160 horas de qualificação e aulas práticas e, 40 horas de gestão da propriedade para que o produtor possa melhorar a sua capacidade”, disse a senadora.
Kátia Abreu garantiu ainda que em dois anos o frigorífico e a indústria de ração deverão ficar prontas, “Em dois anos o Zé Pequi vai terminar o frigorífico porque da minha parte ele pode contar e pode ter ajuste que for que terá o dinheiro para o frigorífico e à fábrica de ração”, a cidade de Aliança do Tocantins será a CAPITAL DO CARNEIRO, revelou a ministra.
Logo após o evento foi servido um almoço, como prato principal carne de carneiro, que foi servido para todos os presentes.
A presença dos produtores e criadores foram o foco central, além da população que marcou presença para participar do evento tão grandioso em seu município.