Baixo índice da umidade relativa do ar deixa alguns municípios do Tocantins em estado de atenção.

Queimadas também causam baixa unidade do ar. Ascom Bombeiros
Queimadas também causam baixa unidade do ar. Ascom Bombeiros

De acordo com a Superintendente Estadual de Proteção e Defesa Civil, as altas temperaturas que atingem o estado estão contribuindo para a baixa na umidade relativa do ar. Segundo dados registrados pelos satélites do Instituto Nacional de Meteorologia, (INMET) na última segunda-feira, (17) a umidade do ar em Porto Nacional, atingiu índice de que variou entre 12% e 35 % o que deixou o município em estado de atenção.

De acordo com o superintendente de Defesa Civil, tenente coronel Peterson Queiroz de Ornelas, esses valores são preocupantes e podem prejudicar a saúde. “A orientação é que as pessoas evitem fazer exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas. Em casa é importante umidificar o ambiente com vaporizadores, bacias de água ou toalhas molhadas. Aumentar o consumo de água e sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol”, ressalta Ornelas.

Nesta terça-feira, 18 o tempo continua firme, com baixa umidade do ar, sol forte e névoa seca em todo o estado. A temperatura máxima chega à casa dos 38ºC e a umidade ficará entre 20% e 70%. A previsão para hoje é que a umidade fique entre 20% e 50% em Palmas, em Gurupi de 20% a 55% e Araguaína de 20% a 70%. A Organização Mundial de Saúde alerta que os índices abaixo de 30% são considerados como estado de atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *