Profissionais do Tocantins receberam capacitação sobre Ouvidoria do SUS, em Palmas.

Jaqueline Amorim explica que as manifestações são encaminhadas as áreas competentes para que possam resolver a demanda. Foto: Heitor Iglesias

Os profissionais que atuam na área da Ouvidoria da Saúde estão participando do curso de Capacitação do Sistema Informatizado OuvidorSUS – Nível I. A capacitação é voltada aos municípios de Couto Magalhães, Gurupi, Paraíso, Porto Nacional, Tocantinópolis, Xambioá e Hospital Regional de Araguaína (HRA), Hospital Regional de Paraíso (HRP), Hospital Geral de Palmas (HGP) e Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR).A capacitação aconteceu no Laboratório de Informática do Ministério da Saúde, em Palmas, até esta sexta-feira, (28).

Segundo a técnica do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS do Ministério da Saúde, Jaqueline Amorim, os sistema possibilita gerar relatórios das demandas que irão subsidiar o gestor para a mudança nas políticas públicas.

“O cidadão vai até a Ouvidoria ou por telefone, cartas, caixas de sugestões, formulários web pode fazer sua solicitação, reclamação, denúncia, elogios e sugestão. Ao receber estas manifestações encaminhamos para as áreas competentes para que possam resolver a demanda. O Ministério da Saúde implanta a OuvidoriaSUS nos estados e assim podemos gerar relatórios que irão subsidiar o gestor para a mudança nas políticas públicas”, explicou

Para a técnica da Ouvidoria do Hospital de Paraíso, Francisca Jucivânia Galvão, a ferramenta contribui para resolver a situação dos pacientes e lembra que o registro poderá ser feito dentro do próprio hospital. “O acesso a Ouvidoria da Saúde agora ficou melhor para a população”, destacou.

A Ouvidoria é um canal de comunicação com o cidadão, que exerce seu papel no controle social e na gestão pública da saúde com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo SUS. O usuário pode expor sua solicitação, reclamação, denúncia, elogios e sugestão através do número 0800 642 7200 e por meio do portal http://portalsaude.saude.gov.br/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *