AGROTINS TERÁ EXPOSIÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE EQUINOS E MUARES, ALÉM DE PROVAS DO LAÇO E TAMBOR.

Prova dos Tres tambores. Foto: Ruanna Carvalho
Prova dos Tres tambores. Foto: Ruanna Carvalho

Na 15ª edição da Agrotins Brasil 2015, Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, o Portal da Pecuária, apresentará novidades de equinos e muares com mostra e comercialização de animais puros das diversas raças. Com o slogan “Novos conhecimentos para todos os campos”, o evento acontece de 5 a 9 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, TO-050, saída para Porto Nacional.

Participam da Feira, representantes das raças Quarto de Milha, Paint Horse, Crioulo e Manga Larga, cada qual com sua atividade definida pelas características como, por exemplo, para sela, lida, competição e passeio. Ainda na programação, acontecem palestras e demonstrações sobre técnicas de adestramento e casqueamento de muares.

De acordo com o zootecnista da Seagro, Silvio Reinaldo de Oliveira, a produção de equinos do Tocantins é basicamente utilizada para o trabalho de campo. “Oportunamente as raças puras estarão em exposição, vindo reforçar novas atividades realizadas com equinos, no Estado, tais como esporte, lazer e ecoterapia”, esclarece.

Competição

Paralelamente à exposição e comercialização dos equinos e muares, nos dois últimos dias, sexta e sábado (08 e 09), acontecem às provas equestres, como prova do laço e corrida de tambor as provas equestres. Especificamente a Prova de Três Tambores, onde os animais mais utilizados nessas provas são os das raças Quarto de Milha e Paint Horse, pela capacidade de grande velocidade na largada.

Na Prova dos Três Tambores podem competir crianças e adultos, divididos em oito categorias: mirim, iniciante, teste horse, jovem I, feminino, jovem II, amador e aberta. As colocações na competição da Prova dos Três Tambores são definidas pelo menor tempo em que o atleta e seu animal conseguem fazer todo o percurso de 90 metros com os obstáculos, sem cometer nenhuma infração.

Rebanho equino

No Tocantins, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o rebanho Equinos é de 239.535 animais. (Eliane Tenório – Núcleo da Agricultura)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *