Aconteceu no último final de semana dia 09/11 na Sede Social em Aliança do Tocantins, a 2° Etapa do Campeonato de Ornitológica (Cantos de Pássaros Curiós). O evento foi organizado pela Associação Ornitológica de Palmas, e contou com mais de 70 pássaros concorrentes.
A segunda etapa foi um pedido de um dos criadores dessa espécie de pássaros, que mora em Aliança, o senhor Fresionil, mais conhecido como Batatão, que há muito anos pratica esse esporte e está credenciado na federação.
Os curiosos e amantes dessa modalidade que estiveram na Sede Social, ficaram admirados com a organização e os cuidados que os criadores tem com os pássaros. Diante de tantas novidades, a estrela principal foi o cântico dos curiós. Em conversa com alguns participantes, eles revelaram que é preciso não somente ter dinheiro para ser criador de um pássaro nativo, é preciso ter carinho e muita dedicação. Alguns curiós chegam a valer mais de 5 mil reais, revelou outro participante.
O micro empresário Luis Santiago marcou presença no evento levando aos criadores inúmeras novidades de assessórios e alimentação diferenciada para os pássaros nativos, segundo ele, os participantes do evento, estão todos dentro das normas ambientais, tanto da Naturais quanto do Ibama.
Outro que também fez questão de falar foi participante Cleiton, natural de Gurupi-TO, “O foco principal é a divulgação da criação legalizada. Muitos no final de semana vão tomar aquela cerveja, jogar futebol, nós gostamos de estar aqui, na roda de curiós, tudo amparado pela lei”.
Um dos participantes residente em Aliança, o criador Fresionil, revelou que o evento estava sendo de suma importância, pois conseguiram reunir vários competidores. Aqui não existe nenhum pássaro sem registro, todos são legalizados, estamos com pessoas de Palmas, Paraíso, Porto Nacional, Gurupi, e ficamos felizes por receber esses amigos. Quero agradecer a prefeitura em nome da primeira dama Sideivan e do prefeito Zé Pequi que nos deu apoio cedendo o local, revelou Fresionil.
O campeonato reside em diversas modalidades, em Aliança, as modalidades foram de canto livre, fibra pardo e preto. No canto livre, o curió fica sozinho, e é marcado o tempo de cinco minutos; quem cantar mais vence. O canto fibra começa às oitos horas da manhã, às nove e meia e às dez e meia, começam as eliminatórias. Os classificados vão para a final e disputam um tempo de quinze minutos.
Para participar do campeonato e da associação, é preciso ter credenciamento na Naturatins e no Ibama, até porque o criador precisa fazer a guia de transportes para outras cidades. Somente após realizar esse credenciamento, é que se pode criar os pássaros nativos e participar de torneios legalizados.
A Associação é sediada em Palmas-TO, na Aureny 03, e está ativamente nesse esporte desde de 2003.
Veja os resultados das disputas:
Na modalidade Curió Preto o primeiro lugar ficou com o Pássaro Xingu, do criador Nilton Lemes de Gurupi. Já na modalidade Pardo, o vencedor foi o curió do criador Pedrinho, de Palmas-TO. Nessa modalidade, o curió Messi, do aliancense Fresionil, ficou em 3° lugar, mostrando força e competência.
Fonte: Blog Edson Fonseca